12 Maio 2023

Cerimónia de partida do Rally de Portugal levou milhares de pessoas à Alta de Coimbra

Cerimónia de partida do Rally de Portugal levou milhares de pessoas à Alta de Coimbra

Milhares de pessoas estiveram ontem, dia 11 de maio, na Alta de Coimbra para assistirem à cerimónia de partida da 56ª edição do Rally de Portugal, que está na estrada até domingo, 14 de maio. A partida oficial aconteceu na emblemática Porta Férrea da Universidade de Coimbra, já ao final da tarde, depois da sessão de autógrafos das estrelas do Campeonato do Mundo de Rally e da habitual fotografia em família, tirada na Biblioteca Joanina, este ano com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e com o vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes. Os pilotos arrancaram esta manhã, do Largo D. Dinis, para as duplas passagens pelas classificativas da Lousã, Góis e Arganil.

O maior evento desportivo anual realizado no país arrancou, ontem ao final da tarde, da cidade de Coimbra. Milhares de pessoas encheram a Alta da cidade, que voltou a ser o palco da cerimónia de partida do evento e da já habitual sessão de autógrafos com as estrelas do Campeonato do Mundo de Rally (WRC). O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, e o vereador do Desporto da autarquia, Carlos Matias Lopes, estiveram presentes na iniciativa e tiraram a habitual fotografia de família com os pilotos internacionais.

 

Hoje, os concorrentes partiram de Coimbra, do largo D. Dinis, logo de manhã, para as duplas passagens pelas classificativas da Lousã (12,03 km), Góis (19,33 km) e Arganil (18,72 km), e a passagem por Mortágua (18,15 km), antes da estreia da super-especial da Figueira da Foz. Até domingo, 14 de maio, as estrelas do WRC vão percorrem 329,06 quilómetros cronometrados, num percurso que passa pelas regiões Centro e Norte do país. Uma prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal, que nesta edição conta com a maior lista de inscritos do WRC, com cerca de 90 equipas. 

 

No sábado, dia 13 de maio, os concorrentes rumam ao Norte e aos troços de Vieira do Minho (26,61 km), Amarante (37,24 km) e Felgueiras (8,91 km), que também recebem duplas passagens, antes da popular super-especial de Lousada, na pista da Costilha. No domingo, dia 14 de maio, há ainda o troço de Paredes, que antecede a primeira passagem pela especial de Fafe (11,18 km) e a classificativa de Cabeceiras de Basto (22,23 km). A derradeira especial, em regime de Power Stage (com atribuição de pontos-extra), volta a acontecer em Fafe. Como já é hábito, a chegada dos concorrentes acontece na cénica marginal de Matosinhos, a poucos quilómetros do centro operacional do rali, na Exponor.

 

Ao todo serão 19 classificativas e um percurso com 329,06 quilómetros cronometrados, por entre um total de 1636,25 quilómetros no Centro e Norte do país. Esta prova do ACP pontua para o WRC e continua a ser um dos rallys mais emblemáticos do panorama internacional.

 

Recorde-se que, no ano passado, a estreia da Super Especial de Coimbra no Rally de Portugal ficou marcada pela presença de 22 mil espectadores a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos melhores pilotos e mais competitivos carros da modalidade.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×