4 Maio 2023

Coldplay | Condicionamentos de trânsito, SMTUC, parques de estacionamento e outras informações

Coldplay | Condicionamentos de trânsito, SMTUC, parques de estacionamento e outras informações

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra informa que, no âmbito da realização dos concertos dos Coldplay nos dias 17, 18, 20 e 21 deste mês, no Estádio Cidade de Coimbra, vão ocorrer condicionamentos de trânsito, nas imediações do Estádio, entre os dias 16 e 22 de maio, e interdição de estacionamento já a partir de dia 6. As interdições à circulação vão compreender, naturalmente, exceções para residentes, acessos ao centro comercial, serviços envolventes, estabelecimentos escolares e veículos de emergência. Haverá ainda a definição de horários específicos para a prática de cargas e descargas. De forma a facilitar a circulação de todas as pessoas que chegam de fora da cidade para assistir aos espetáculos, a autarquia vai disponibilizar 16 zonas de estacionamento periférico e quatro circuitos especiais dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Face à afluência de público que se espera nos dias dos concertos dos Coldplay nos dias 17, 18, 20 e 21 deste mês, no Estádio Cidade de Coimbra, o Município, em estreita articulação com as forças de segurança, desenvolveu um plano de condicionamentos que visam evitar a acumulação de veículos automóveis nas imediações do estádio e evitar constrangimentos e assim permitir as melhores condições de circulação aos transportes públicos. Assim, os serviços municipais optaram por salvaguardar a segurança dos milhares de pessoas que se vão deslocar a Coimbra, mas sobretudo as condições de mobilidade dos residentes e utilizadores locais.

 

Condicionamentos de trânsito:

 

Corte integral da circulação pedonal e rodoviária, das 23h00 do dia 16 às 02h00 do dia 19 e das 23h00 do dia 19 às 02h00 do dia 22:

 

➜ Rua do Estádio

➜ Rua D. Manuel I (a partir do cais de cargas e descargas do Alma Shopping)

➜Rua D. João III

➜ Rua Jorge Anjinho (entre a Rua D. João III e a Rua João de Deus Ramos)

 

Condicionamento da circulação motorizada, reservada a transportes públicos (incluindo TVDE), residentes, acesso a propriedade privada, acesso ao Alma Shopping, empresas de take away e entrega de comida ao domicílio (Uber Eats, Glovo, etc. – que devem sempre utilizar a zona de acesso mais próxima do local de destino), empresas prestadoras de serviços e velocípedes (com e sem motor), nos dias 17, 18, 20 e 21, das 14h00 às 02h00:

 

➜ Alameda Júlio Henriques

➜ Rua dos Combatentes da Grande Guerra

➜ Rua General Humberto Delgado (acesso garantido para tomada e largada de crianças do Jardim de Infância da Solum)

➜ Rua Avelar Brotero

➜ Rua D. Manuel I (entre a Rua Infanta D. Maria e a Rua General Humberto Delgado)

➜ Rua Infanta D. Maria

➜ Rua Carolina Michaelis

➜ Rua João de Deus Ramos (acesso garantido ao parque de tomada e largada de crianças a partir do parque de estacionamento em frente ao Girassolum)

➜ Rua Eng.º Jorge Anjinho

➜ Rua do Brasil

 

Permissão de entrada e saída de veículos portadores de dístico de pessoa portadora de deficiência, emitido pelo IMT, entre a Rua Almirante Gago Coutinho e a Av. Elísio de Moura, dias 17, 18, 20 e 21.

 

 

Relativamente às exceções, sobretudo para moradores, o controlo da circulação será efetuado pela PSP em cada ponto de controlo, devendo os condutores estarem munidos de qualquer documento que ateste a sua morada por forma a agilizar o processo de verificação e para evitar acumulação de tráfego (documento do veículo, qualquer documento pessoal que inclua a informação da residência do trabalho, da escola, uma simples fatura de água, gás, eletricidade, etc.). As empresas de take away e entrega de comida ao domicílio devem fazer prova do local para onde se dirigem através da app e, por regra, devem utilizar a zona de acesso mais próxima ao local de destino. Qualquer situação extraordinária será avaliada pontualmente pelos agentes de segurança e aferida a legitimidade de passagem.

 

No que concerne ao acesso ao centro comercial e aos serviços nas imediações, a Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol e a Everything is New encontram-se a articular a forma de viabilizar as cargas/descargas e o acesso a cada estabelecimento, de acordo com as especificidades e as necessidades de cada serviço, o que evidencia a estreita colaboração entre as entidades na preparação desta operação.

 

Relativamente aos acessos aos estabelecimentos escolares, e após articulação com os diretores dos agrupamentos de escolas da zona, vão ser garantidos os acessos dos encarregados de educação a:

 

➜ Lugares de estacionamento para tomada e largada de crianças, na R. General Humberto Delgado, junto ao Jardim de Infância da Solum;

➜ Parque de tomada e largada de crianças junto ao 2º Jardim Escola João de Deus, através do parque de estacionamento de curta duração, junto ao Centro Comercial Girassolum;

➜ O posto de controlo junto ao Centro Escolar Solum Sul estará localizado após a cortada para a escola, logo o acesso ao estabelecimento escolar não ficará condicionado.

 

Será ainda garantido o acesso dos transportes especiais dos alunos portadores de necessidades de saúde especiais nos vários estabelecimentos.

 

Os acessos à Escola Superior de Educação também serão garantidos.

 

Interdição do estacionamento:

 

➜ Rua D. Manuel I – das 00h00 do dia 6 às 24h00 do dia 22, para facilitar as operações de montagem e de desmontagem no interior do Estádio Cidade de Coimbra.

 

 

SMTUC:

 

De forma a facilitar a circulação de todas as pessoas que chegam de fora da cidade para assistir aos espetáculos, vai ser reforçada a oferta das linhas dos SMTUC que cobrem a zona da cidade envolvente ao Estádio Cidade de Coimbra e serão disponibilizados quatro circuitos especiais de transporte coletivo.

 

Recorde-se que o executivo municipal aprovou, na Reunião de Câmara do dia 24 de abril, a criação de um título de transporte ocasional para utilização nos SMTUC, através da venda de uma pulseira de evento. O bilhete ocasional “para um dia”, com o valor de 4,00 euros, será válido, não só para os circuitos especiais, mas também para toda a rede de transportes dos SMTUC, estando prevista a disponibilização de diversos Postos de Venda fixos e móveis.

 

17 e 18 de maio:

 

➜ Em vigor horário de dias-úteis;

➜ A partir das 11h00, reforço da Linha nº 5 (Estação de Coimbra-B-Praça da República– Estádio/Solum), com uma frequência de 15 minutos.

 

20 de maio:

 

➜ Em vigor horário de sábados;

➜ Reforço das Linhas nº 5F (Estação de Coimbra-B – Praça da República – Estádio – Vale das Flores – Portagem);

➜ Reforço das Linhas nº 7T e 24T (Praça da República – Portagem – Estádio);

➜ Reforços a partir das 11h00.

 

21 de maio:

 

➜ Em vigor horário de domingos e feriados;

➜ Reforço das Linhas nº 5F (Estação de Coimbra-B – Praça da República – Estádio – Vale das Flores – Portagem);

➜ Reforço das Linhas nº 7T e 24T (Praça da República – Portagem – Estádio);

➜ Reforços a partir das 11h00.

 

Circuitos especiais:

 

Estão programados quatro Circuitos Especiais, com origem/passagem pelas principais zonas de estacionamento periférico, incluindo a Estação de Coimbra-B, a paragem da FlixBus e a Central de Camionagem (gare rodoviária), os quais apoiarão quer os movimentos de chegada a Coimbra (a partir das 11h00) quer de regresso (até cerca da 1h30 do dia seguinte). Os horários indicados para o início do serviço são meramente indicativos, podendo sofrer alterações de acordo com as informações entretanto prestadas pela organização do evento ou pela CP.

 

Após o evento, para além dos circuitos especiais, serão efetuados os reforços que se considerarem adequados, dando prioridade nas ligações à Estação de Coimbra-B, de forma a garantir a resposta adequada aos horários dos comboios especiais disponibilizados pela CP, de ligação a Lisboa e a Braga.

 

De forma a facilitar a identificação das linhas dos circuitos especiais, por parte dos passageiros, o ponto de saída (regresso) de cada linha será o mesmo do ponto de chegada ao Estádio Cidade de Coimbra. Para o efeito, as suas paragens dos Circuitos 1, 2 e 3 serão localizados na Rua Carolina Michaellis e Rua General Humberto Delgado (troço entre a rotunda da Solum e a rotunda da ACIC), e o Circuito 4 em S. José.

 

 

 

 

 

Venda do bilhete ocasional:

 

Postos de Venda fixos:

 

➜ Parque da Casa do Sal (Oeste)

➜ Parque da Casa do Sal (Jardim)

➜ Estação de Coimbra-B

➜ Guarda Inglesa (Portaria)

➜ Parque Verde do Mondego

➜ Centro Comercial Fórum Coimbra

 

Postos de Venda móveis:

 

➜ Estação de Coimbra-B (rua do Padrão)

➜ Planalto de Santa Clara

➜ Convento São Francisco

➜ Portagem (Beira Rio)

➜ Estádio/Solum (após os concertos)

 

Estacionamento para visitantes:

 

A Câmara Municipal disponibiliza uma lista de 16 parques de estacionamento que podem ser livremente utilizados pelos visitantes.

 

 

 

 

Os 16 parques de estacionamento já se encontram no WAZE. A pesquisa deve ser efetuada da seguinte forma:

 

➜ Estacionamento Coldplay

➜ Px Coldplay (x sendo o número do parque da lista de parques)

 

Seguem os links diretos para cada parque:

P1 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990979657.28311641&navigate=yes
P2 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990979658.28313778&navigate=yes
P3 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990979658.28311620&navigate=yes
P4 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990979658.28312057&navigate=yes
P5 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990848588.28311389&navigate=yes
P6 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990979659.28314036&navigate=yes
P7 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990979659.28310748&navigate=yes
P8 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990914123.28310749&navigate=yes
P9 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990979660.28311619&navigate=yes
P10 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990914124.28312058&navigate=yes
P11 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990783053.28312059&navigate=yes
P12 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990783053.28313776&navigate=yes
P13 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990783053.28311390&navigate=yes
P14 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990783053.28311643&navigate=yes
P15 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990717517.28311644&navigate=yes
P16 https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=230424978.-1990848590.28313777&navigate=yes

 

 

Estabelecimentos escolares

 

A Câmara Municipal de Coimbra informa que não há qualquer alteração de funcionamento nos estabelecimentos escolares públicos localizados no perímetro de segurança do concerto dos Coldplay, ou seja, delimitado pela Av. Fernando Namora, Rua Eng.º Jorge Anjinho, Rua do Brasil, Travessa dos Combatentes da Grande Guerra, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado e Rua Infanta Dona Maria. Vão estar, ainda, asseguradas as passagens aos pais e aos encarregados de educação para irem levar/buscar as/os suas/seus educandas/os aos Jardins de Infância e às Escolas do 1º Ciclo situadas no referido perímetro.

 

Os estabelecimentos escolares da rede pública que funcionam dentro do perímetro de segurança do concerto dos Coldplay – Escola Secundária Avelar Brotero, Escola Secundária Infanta D. Maria, Escola Básica Eugénio de Castro, Escola Básica da Solum, Jardim de Infância da Solum e Centro Escolar Solum Sul – vão funcionar dentro do horário letivo regular nos dias 17 e 18 de maio, quarta e quinta-feira.

 

Já os estabelecimentos escolares da rede privada que funcionam dentro do perímetro de segurança do concerto dos Coldplay – 1º e 2º Jardim Escola João de Deus – vão funcionar até às 17h00 nos dias 17 e 18 de maio, quarta e quinta-feira, por opção da direção.

 

Importa informar ainda que a circulação dos pais e encarregados de educação vai estar assegurada para irem levar/buscar as/os suas/seus educandas/os ao Jardim de Infância da Solum, à Escola Básica da Solum (Anexas), ao Centro Escolar Solum Sul e ao 1º e 2º Jardim Escola João de Deus, devendo os condutores estarem munidos de qualquer documento por forma a agilizar o processo de verificação e para evitar acumulação de tráfego (documento do veículo, qualquer documento pessoal que inclua a informação da residência do trabalho, da escola, uma simples fatura de água, gás, eletricidade, etc.). No entanto, e dado que é expectável afluência de trânsito e alguns constrangimentos na circulação, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a CM de Coimbra apelam a que os pais e encarregados de educação deixem a sua viatura nas proximidades e se deslocarem a pé para os estabelecimentos escolares referidos.

 

Refira-se também que vão estar assegurados os circuitos das/os alunas/os portadores de necessidades de saúde especiais, bem como vão continuar a circular os autocarros da rede SMTUC, táxis e TVDEs.

 

Todas estas decisões foram ponderadas, em estreita articulação, entre o Município de Coimbra, a PSP, os diretores da Escolas Secundárias Avelar Brotero e Infanta D. Maria e do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, bem como os representantes das Associações de Pais.

 

O edital pode ser lido aqui na íntegra. 

Mais informação em: cm-coimbra.pt/coldplay

 

 

Recolha de resíduos

 

A recolha de resíduos urbanos na zona será feita de acordo com o procedimento normal, ajustando-se a recolha aos horários que vierem a ser praticados.

 

 

 

Esplanadas e venda ambulante:

 

A Câmara Municipal de Coimbra informa que não há qualquer alteração de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e/ou bebidas localizados no perímetro de segurança do concerto dos Coldplay, ou seja, delimitado pela Av. Fernando Namora, Rua Eng.º Jorge Anjinho, Rua do Brasil, Travessa dos Combatentes da Grande Guerra, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado e Rua Infanta Dona Maria. Para além de poderem funcionar normalmente, sem qualquer alteração nas suas esplanadas, os estabelecimentos podem adicionalmente, caso pretendam, ocupar o espaço público com balcão de atendimento direto para o exterior.

 

Os estabelecimentos de restauração e/ou bebidas que funcionam dentro do perímetro de segurança do concerto dos Coldplay vão poder, entre as 00h00 do dia 17 de maio até à dissolução do perímetro após o último concerto de dia 21 de maio, funcionar normalmente sem qualquer restrição e sem qualquer implicação nas esplanadas. Adicionalmente, estes estabelecimentos podem ainda praticar a venda ao postigo. Não podendo, estes equipamentos exceder, em caso algum, a largura da porta de entrada do estabelecimento acrescida de 1,00 metro para cada lado e uma profundidade em relação à mesma de 1,50 metros.

 

Por sua vez, no mesmo perímetro e no mesmo perímetro, “fica proibido o exercício da atividade de venda ambulante e restauração e/ou bebidas de caráter não sedentário, por qualquer meio, nomeadamente em viaturas automóveis, reboques e similares, incluindo a venda ambulante de balões, castanhas, pipocas, algodão doce e atividades similares, bem como de artigos correspondentes a quadras festivas e de artigos produzidos por artistas, designadamente pintores, artesãos, escultores e outros que exerçam atividades de caráter eminentemente cultural”.

 

O edital pode ser lido na íntegra aqui.

 

A Câmara Municipal de Coimbra articulou ainda com a PSP e o Serviço Municipal de Proteção Civil, por forma a não criar episódios de aglomeração de pessoas além daquelas que já estão devidamente licenciadas, com caráter fixo, dentro do perímetro, as seguintes alterações:

 

➜ Proibição do exercício da atividade de restauração e/ou bebidas de caráter não sedentário, entre as 00h00 do dia 17 e a dissolução do perímetro de segurança com o último concerto do dia 21;

➜ Não licenciamento de atividades relacionadas com o regulamento geral do ruído, licenciamento de recintos itinerantes, provisórios ou improvisados;

➜ Permissão aos estabelecimentos fixos de restauração e/ou bebidas efetuarem venda ao postigo diretamente para a rua ou através da instalação de balcões à porta dos estabelecimentos nos dias dos concertos

 

 

 

 

Edital n.º 75/2023
➜ Concertos Coldplay – Ocupação de Espaço Público, Restrições ao Exercício da Atividade de Venda Ambulante e Restauração e de Bebidas de Caráter não Sedentário e Licenciamentos Diversos

 

 

Edital n.º 69/2023 

➜ Nota Explicativa – Edital n.º 69/2023 – Concertos COLDPLAY dias 17, 18, 20 e 21 de maio – condicionamentos das vias públicas”

➜ Concertos COLDPLAY dias 17, 18, 20 e 21 de maio – condicionamentos das vias públicas

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×