O MMC apresenta, em maio, um vasto programa destinado ao público escolar. Até sexta-feira, dia 05 de maio, evoca-se o Dia da Mãe, com a oficina “Abecedário da mãe”. A proposta é simples: o Museu dá os materiais e pede aos participantes inspiração e criatividade. O objetivo é escrever um poema engraçado com as letras do abecedário e o nome da mãe, que será, depois, ilustrado. A ação vai decorrer no Edifício Chiado até sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (90 minutos cada sessão). O público-alvo são os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.
Outra das atividades do MMC é a oficina “Obras de arte portáteis”, que vai decorrer até 12 de maio. Com base na exposição “Museu Portátil”, promovida pela Escola Superior de Educação de Coimbra, os participantes são desafiados a identificar novos formatos artísticos. A ação vai ter lugar na Galeria Almedina do Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (90 minutos cada sessão), para os alunos do pré-escolar ao Ensino Secundário.
Como já é hábito, o MMC disponibiliza a oficina “Médicos da Arte”, que se prolonga até setembro. Mais do que dar a conhecer as obras e os temas da coleção Telo de Morais, pretende-se com esta oficina apresentar os vários núcleos que a constituem e dar nota dos cuidados a ter na preservação das obras. A oficina vai ter lugar no Edifício Chiado, até ao final do ano letivo, para os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (90 minutos cada sessão).
Outra atividade de continuidade é “O Augusto quer ser arquiteto”, disponível, também, até setembro. Trata-se de uma oficina de leitura e exploração do Parque Manuel Braga, com enfoque no coreto da autoria do arquiteto Augusto de Carvalho Silva Pinto, para os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos. O ponto de encontro é no Parque Manuel Braga (junto à Ponte de Santa Clara). O horário é de terça a sexta-feira, com duas sessões por dia: às 10h30 e às 14h30.
Também disponível até setembro está a oficina “Na Torre mais gira da cidade existe uma Seteira”. A oficina decorre na Torre de Almedina, é dirigida aos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, e o seu horário é de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (90 minutos cada sessão).
Já no dia 28 de maio, vai ter lugar no MMC o “Coimbra a Brincar’23”, um evento promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Coimbra desde a sua génese. É uma iniciativa que pretende celebrar o Dia Internacional do Brincar, que se comemora a 28 de maio. O MMC associa-se a este evento com o Jogo Gigante, a decorrer no Edifício Chiado. Uma proposta lúdico-pedagógica de apresentação do Edifício Chiado, Torre de Almedina e Torre de Anto, em que os participantes são os peões do jogo. A atividade é dirigida a famílias, com crianças até 12 anos, e vai decorrer das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
Todas estas iniciativas dirigidas ao público infantil e juvenil, e também às suas famílias, são gratuitas mais requerem inscrição prévia através do número 239 840 754 ou do email museu.municipal@cm-coimbra.pt.
Importa, ainda, referir que a 27 de maio, o quarto sábado do mês, o acesso é livre em todos os núcleos do MMC e no CACC, promovendo-se, desta forma, a acessibilidade a todas as franjas de público. Também neste dia, às 14h30, vai realizar-se uma visita acompanhada à exposição POSE pelo curador José Maçãs de Carvalho. Esta exposição, inaugurada a 17 de fevereiro, termina um dia depois, a 28 de maio, sendo esta a derradeira oportunidade para ver a mostra pelos olhos de José Maçãs de Carvalho. Já às 16h00 decorre mais uma oficina de desenho assistido Artsketchers, para maiores de 18 anos. A oficina é gratuita, mas a participação está sujeita à disponibilidade, uma vez que as vagas são limitadas. Importa, ainda, referir que o material fica a cargo de cada participante.
A participação na visita acompanhada à exposição POSE ou na oficina Artsketchers é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo número de telefone 239 828 052 ou pelo e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.
Recorda-se, ainda, que em maio se celebra a Noite Europeia dos Museus (13 de maio) e o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), efemérides essas que deram direito a um programa específico, que será divulgado nos próximos dias.