19 Maio 2023

CM de Coimbra promove debate relevante sobre Plano de Pormenor da Estação de Coimbra no dia 24 de maio

CM de Coimbra promove debate relevante sobre Plano de Pormenor da Estação de Coimbra no dia 24 de maio

O período de participação preventiva do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra (PPEC) está a decorrer até ao próximo dia 29 de maio. No decurso desse período de participação pública, vai realizar-se no próximo dia 24 de maio, às 14h30, no Auditório Laginha Serafim – Polo II/Departamento Engenharia Civil, um debate relevante sobre o Plano de Pormenor da Nova Estação de Coimbra, com a presença do arquiteto catalão Joan Busquets, à semelhança do que sucedeu na sessão de apresentação do projeto, a 18 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A sessão é aberta à participação de todos e vai ser transmitida online na página do Facebook e no canal de YouTube da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

A sessão de 24 de maio, que vai decorrer no Auditório Laginha Serafim – Polo II/Departamento Engenharia Civil, pelas 14h30, é aberta à participação de todos e prevê um período de debate no alinhamento da cerimónia, para além das intervenções das forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Coimbra e do seu presidente, Luís Marinho, do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, bem como da vereadora Ana Bastos, a sessão vai contar também com a participação do autor do projeto, o arquiteto catalão Joan Busquets. Esta iniciativa vai integrar ainda os comentários dos arquitetos José António Bandeirinha e Luís Paulo Sousa, e do engenheiro Álvaro Seco. Para que esta discussão possa ser o mais abrangente possível, a sessão vai ser transmitida online na página do Facebook e no canal de YouTube da autarquia.

 

Recorde-se que, em janeiro passado, Joan Busquets apresentou o projeto que estabelece as bases para o Plano de Pormenor da nova estação, numa cerimónia que lotou o Salão Nobre da Câmara Municipal. O projeto de Busquets prevê uma nova estação intermodal, que contempla uma estação num edifício em ponte, espaço para uma nova gare rodoviária (a atual está na avenida Fernão de Magalhães) e repensa a ligação de toda a zona poente de Coimbra à zona central da cidade, nomeadamente à Baixa.

 

Joan Busquets propõe três edifícios que sirvam como pontos de referência e de diálogo com o resto da cidade, com espaços de escritórios ou habitações. O plano prevê, ainda, uma ligação entre pequenos pontos de zonas verdes com a Mata Nacional do Choupal e um corredor verde por baixo do viaduto do IC2, na zona da Casa do Sal, tornando mais fácil a ligação pedonal ou de bicicleta à futura estação, que tanto poderá ser feita por essa zona como a partir do passeio ribeirinho, junto ao Mondego e que passa depois perto do Choupal, onde se prevê um outro aproveitamento do espaço público.

 

Já está também decidido que Coimbra vai dispor dos serviços de alta velocidade diretamente na nova estação, tendo a CM de Coimbra e a IP celebrado um protocolo de cooperação para a elaboração de estudos para o PPEC.

 

Importa, ainda, relembrar que, até 29 de maio, está a decorrer o período de participação preventiva do PPEC, destinado à formulação de sugestões e apresentação de informações sobre questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de elaboração do plano. A participação pública pode ser formalizada por escrito, dirigida ao presidente da CM de Coimbra, e enviada para o endereço postal, por correio eletrónico (geral@cm-coimbra.pt) ou entregue nos postos de atendimento da Câmara Municipal, no Mercado Municipal D. Pedro V – nos dias úteis das 08h30 às 16h30 – ou na Loja do Cidadão – nos dias úteis das 08h30 às 19h30 e aos sábados das 09h30 às 15h00).

 

O processo está disponível para consulta no website da autarquia e, mediante marcação prévia, na Divisão de Estudos e Projetos Estratégicos (Praça 8 de Maio, nº 37, Coimbra) nos dias úteis, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×