12 Abril 2023

Plano de Pormenor da nova Estação de Coimbra aberto à participação pública a partir de 6ª feira

Plano de Pormenor da nova Estação de Coimbra aberto à participação pública a partir de 6ª feira

Decorre, a partir de sexta-feira, dia 14 de abril, e até 29 de maio, o período de participação preventiva do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra (PPEC), destinado à formulação de sugestões e apresentação de informações sobre questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de elaboração do plano. O período de participação preventiva decorre durante 30 dias, contados a partir do quinto dia útil à data de publicação do aviso em Diário de República (5 de abril), isto é, a partir de sexta-feira, dia 14 de abril. A participação pública deve ser formalizada por escrito, dirigida ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e enviada para o endereço postal, por correio eletrónico (geral@cm-coimbra.pt) ou entregue nos postos de atendimento do município. A 24 de maio, pelas 14h30, vai decorrer, no Pavilhão Centro de Portugal, uma sessão pública de apresentação do PPEC, que vai contar com a presença do arquiteto Joan Busquets

A abertura do procedimento de elaboração do PPEC foi publicada no passado dia 5 de abril em “Diário da República”, em simultâneo com o período de participação preventiva, e foi referido que o Plano de Pormenor da futura estação ferroviária de Coimbra, situada onde é hoje Coimbra-B, deverá estar concluído dentro de dois anos.

 

Os interessados podem enviar as sugestões por escrito, de forma fundamentada, dirigidas ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. As sugestões devem ser enviadas para o endereço postal (Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra), para o endereço de correio eletrónico (geral@cm-coimbra.pt) ou, ainda, entregues no Atendimento ao Público da Câmara Municipal, situado no Mercado D. Pedro V ou na Loja do Cidadão, contendo, em qualquer uma das formas, a identificação completa do(s) seu(s) subscritor(es).

 

O processo está, entretanto, disponível para consulta no website da Câmara Municipal de Coimbra (https://bit.ly/3KTxk9r e https://bit.ly/3UstCXK) e, mediante marcação prévia, na Divisão de Estudos e Projetos Estratégicos (Praça 8 de Maio, n.º 37, Coimbra) nos dias úteis, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

 

A Câmara Municipal vai, ainda, promover, no âmbito do período de participação preventiva, vários momentos públicos, com destaque para a sessão pública de apresentação do PPEC, que vai contar com a presença do arquiteto Joan Busquets e de um representante das Infraestruturas de Portugal. A sessão vai decorrer no próximo dia 24 de maio, pelas 14h30, no Pavilhão Centro de Portugal, e prevê, para além da apresentação detalhada da solução e do progresso do trabalho, um período de debate para discussão e registo de comentários e contributos.

 

Recorde-se que, em janeiro passado, o arquiteto catalão Joan Busquets apresentou o projeto que estabelece as bases para o Plano de Pormenor da nova estação, numa cerimónia que lotou o Salão Nobre da Câmara Municipal. O projeto de Busquets prevê uma nova estação intermodal, que contempla uma estação num edifício em ponte, espaço para uma nova gare rodoviária (a atual está na avenida Fernão de Magalhães) e repensa a ligação de toda a zona poente de Coimbra à zona central da cidade, nomeadamente à Baixa.

 

Joan Busquets propõe três edifícios que sirvam como pontos de referência e de diálogo com o resto da cidade, com espaços de escritórios ou habitações. O plano prevê ainda uma ligação entre pequenos pontos de zonas verdes com a Mata Nacional do Choupal e um corredor verde por baixo do viaduto do IC2, na zona da Casa do Sal, tornando mais fácil a ligação pedonal ou de bicicleta à futura estação, que tanto poderá ser feita por essa zona como a partir do passeio ribeirinho, junto ao Mondego e que passa depois perto do Choupal, onde se prevê um outro aproveitamento do espaço público.

 

Já está também decidido que Coimbra vai dispor dos serviços de alta velocidade diretamente na nova estação, tendo a CM de Coimbra e a IP celebrado um protocolo de cooperação para a elaboração de estudos para o PPEC.

 

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×