A vereadora Ana Bastos centrou a sua intervenção na apresentação da mobilidade em Coimbra. A autarca, responsável pelos pelouros do Urbanismo e da Mobilidade, deu conta dos projetos que estão em curso na cidade, falou do que pode ser corrigido e apresentou, ainda, outros projetos para o futuro da mobilidade em Coimbra. Houve também espaço para perguntas e foi bastante participado, o que garantiu a qualidade do debate e o interesse por parte dos conselheiros. No final, foi unânime a opinião de que este formato é essencial para uma boa informação sobre os temas de interesse público para os conselheiros.
Pretendeu-se, pois, com este novo formato, inédito, legalmente validado pelo CMJC, promover um conjunto de medidas e iniciativas, no sentido de garantir à Juventude o acesso aos seus direitos, à informação e à sua participação efetiva na tomada de decisões.
Estiveram presentes 48 entidades, num total de 55 presenças, uma vez que algumas associações se fizeram representar por mais do que um elemento.
Antes da abertura dos trabalhos, coube ao vereador Francisco Queirós, na qualidade de anfitrião do espaço, dar as boas-vindas aos conselheiros, observadores e público em geral. Já o presidente da Mesa do CMCJ, o vereador Carlos Matias Lopes, e o presidente da Comissão Permanente do CMJC, Daniel Aragão, falaram no período antes da abertura da ordem de trabalhos, para comunicar as principais notícias e agenda de interesse para a Juventude, destacando-se a participação no Encontro Nacional de Conselhos Municipais da Juventude, onde o CMJC foi referenciado como um dos mais participados por parte dos jovens, com melhor organização e onde assuntos do interesse da Juventude têm sido debatidos.