Coimbra é a terceira etapa da Volta Ibérica, que começa dia 1 de julho, no aeródromo Totana (Múrcia) e, depois, passa por Córdoba, e daí, após 425 quilómetros, chega a Coimbra, no dia 3 de julho. De Coimbra, mais concretamente do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, os participantes seguem em direção à Galiza, para o aeródromo de Fervenza-Mazaricos (Mazaricos). Daí, a Volta continua em direção a Oviedo, Navarra, Andorra e Castellón, onde termina no dia 9 de julho.
Cada etapa da Volta tem uma distância de cerca de 400 quilómetros. O voo diário costuma ser realizado nas primeiras horas da manhã para aproveitar as horas de menor insolação e turbulência, tornando-o o mais confortável e seguro possível.
A Volta Ibérica de Aviação Ligeira é, sem dúvida, o evento mais importante do ano neste emergente setor da aviação desportiva. Esta edição corresponde à Volta XXIX da sua história particular, ocorrendo de forma contínua – apenas interrompida durante os anos de 2019 a 2021 por motivos inevitáveis.
Organizada, no início, por adeptos dispersos que aceitavam reunir-se num percurso descontraído, quase improvisado, para sair dos seus aeródromos habituais e ir ao encontro de outros adeptos na península, foi ganhando em participantes e complexidade organizativa.
A recente AEPUL (atualmente, AEPAL – Associação Espanhola de Pilotos de Aeronaves Ligeiras), em coordenação com a sua congénere portuguesa, APAU, organiza oficialmente este evento com etapas que decorrem em ambos os estados.