A CM Coimbra vai continuar a promover a revivificação da Baixa da cidade, apoiando também financeiramente o desenvolvimento de atividades da APBC. Para 2023, o apoio tem um montante global de 50 mil euros, que vai permitir “a realização de algumas das iniciativas apresentadas no Plano de Atividades, que visam a promoção e a dinamização da Baixa de Coimbra”.
No âmbito do protocolo, a APBC compromete-se a realizar diversas atividades, como por exemplo: Visitas Guiadas ao Património da Baixa de Coimbra, em parceria com a companhia A Escola da Noite (dia 1,15 e 29 julho e 2 de setembro), a 10 Anos de Património – Visitas guiadas pelo Historiador João Santos Costa (dia 22 de julho e outras datas a definir), a Noite Europeia dos Investigadores, em colaboração com a Universidade de Coimbra (dia 29 de setembro) e a Semana de workshops de Danças Galegas (em parceria com Grupo Etnográfico e Folclórico da Associação Académica de Coimbra e A Escola da Noite). A APBC deve, ainda, levar a cabo a ação Coimbra Dança – Festival de Danças, a iniciativa Petiscos&Rabiscos, o Cervejar Petiscar e Passear, o evento Castanh@&Companhia/Magusto da rua Direita, o Natal na Baixa ’23, uma Ação de pintura da Sé Velha até à Baixa, a Ação da Sé Velha até à Baixa – Motards Acrobático, o Encontro da Sofia II (3 de junho), as Marchas Populares (16 de junho) e o IV Festival de Sopas da Rua Direita (30 junho a 1 de julho).
Neste protocolo estão, também, incluídas atividades realizadas desde o início do ano, como o Dia da Leitura em voz Alta (1 fevereiro), a Semana de São Valentim (1 a 17 fevereiro), o Dia dos Namorados – Concerto com Combo do CPIJZ (14 fevereiro), o Carnaval Grupo do Beco (18 a 19 fevereiro), o Carnaval Rancho Folclórico da Tricanas – Baile Concerto – (20 de fevereiro) e o Transcontinentalidade – Debate multidisciplinar, catálogos, exposição de fotografias de autor.
A APBC, com o apoio de diversas entidades, tem desenvolvido atividades de cariz comercial, cultural, turístico, de animação e interação com o comércio local, em prol da dinamização e fomento do comércio tradicional e promoção da Baixa de Coimbra. Ao longo dos anos, a programação tem mantendo algumas ações que são já uma referência para os comerciantes e para o público em geral. A ação da APBC tem vindo a incidir em atividades que visam atrair público à Baixa de Coimbra, reconhece a informação dos serviços municipais.