Cabe a José Carlos Seabra Pereira, do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra e um dos maiores especialistas em Camões e em literatura portuguesa, proferir a quarta conferência integrada no curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI”.
A iniciativa, que decorre desde o início de junho na Casa da Escrita, acontece na quinta-feira, dia 22 de junho, às 17h30, com o tema “Receção Camoniana na Poesia de Natália Correia”, cruzando a obra de Camões com a escritora açoriana de que se celebra, este ano, o centenário do nascimento.
A conferência será seguida da apresentação de um livro camoniano, a propósito da descrição da Tromba Marítima, em “Os Lusíadas”, de autoria de Maria Fernanda do Amaral Soares (edição do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra).
O curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI” incide sobre a obra do maior poeta português de todos os tempos, constituindo uma rara oportunidade de os participantes aprimorarem os seus conhecimentos, bem como expandirem o seu repertório cultural, através do cruzamento das narrativas camonianas com as de outros nomes da literatura e a arte portuguesa contemporânea. O curso aborda temas relevantes sobre a presença de Camões na literatura e na arte portuguesa contemporânea.
Com uma duração de dez horas, é dirigido a estudantes, professores, investigadores e a toda a comunidade interessada em explorar a presença da obra camoniana na poesia e na arte portuguesa dos séculos XX e XXI. A frequência do curso é gratuita (com limitação de vagas) e confere certificado de presença aos participantes.
A última das cinco sessões que o curso agrega decorrerá no dia 29 de junho, sob o tema “Receção Camoniana na Poesia de Eugénio de Andrade”, e estará a cargo de Maria Bochicchio, investigadora e coordenadora da linha de investigação “Poética e Retórica” do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra.