O programa musical desta edição vai ser anunciado na íntegra muito brevemente. Contudo, é já possível destacar quatro concertos de relevo: a Orquestra Sem Fronteiras; a Orquestra Metropolitana Lisboa acompanhada pelo pianista catalão Josep Colom; Elas e o Jazz; e o concerto de tributo ao cancioneiro alentejano com Vitorino & Janita Salomé e a Orquestra de Jazz de Estarreja.
A Orquestra Sem Fronteiras conta com direção musical de Martim Sousa Tavares e sobe ao palco da Quinta das Lágrimas para um concerto em estreia absoluta, intitulado para “Viagem ao Círculo da Vida”, concebido especificamente para o festival e que inclui peças escritas, entre 1912 e 2012, da autoria de Delius, Honegger, Rautavaara, Max Richter e Pärt. Esta orquestra, sediada em Idanha-a-Nova, tem como objetivo apoiar e fixar o talento jovem no interior do país e em 2022 venceu o Prémio Carlos Magno para a Juventude, o mais importante prémio europeu para a juventude, promovido pelo Parlamento Europeu.
O Festival das Artes QuebraJazz é um festival de verão realizado no anfiteatro ao ar-livre Colina de Camões, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, no Quebra Costas e noutros espaços da cidade. Um festival que é já uma referência nacional dos festivais de verão ao ar livre, mas que promete consolidar-se como referência internacional. Este é, pois, um evento âncora turismo cultural que ajuda à promoção de Coimbra e da Região Centro de Portugal.
O Festival das Artes QuebraJazz é organizado pela Fundação Inês de Castro e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Um evento único na região de Coimbra, que é distinguido, desde há oito anos, com o selo de excelência “Remarkable Arts Festival”, atribuído pela European Festivals Association – Europe for Festivals, Festivals for Europe, pelo serviço prestado no campo das artes, pelo envolvimento da comunidade e pela abertura internacional.
Sobre a Fundação Inês de Castro
A Fundação Inês de Castro foi criada a 7 de janeiro de 2005, dia em que se comemoravam os 650 anos sobre a morte da única Rainha póstuma portuguesa. A Fundação tem como missão estimular a investigação e a divulgação da história, da cultura e da arte relacionadas com a temática Inesiana, e apoiar estudos e atividades culturais centradas em Inês de Castro, a sua época ou épocas mais próximas deste mito, proporcionando o aparecimento de novos valores culturais.
Sediada na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, um local que a história e as memórias associam a Inês de Castro e ao drama por ela vivido, a Fundação é responsável pelos terrenos onde se integram os locais históricos, fontes, jardins, encosta e mata, e que constituem parte do seu património. A Fundação Inês de Castro promove o Prémio Literário Fundação Inês de Castro desde 2007 e o Festival das Artes de Coimbra desde 2009.
Sobre o QuebraJazz
Desde 2012 que todos os fins-de-semana de verão têm um encanto especial no Centro Histórico de Coimbra, nas Escadas Quebra Costas, com uma mostra do melhor Jazz que se vai fazendo por Portugal. De degrau em degrau, o QuebraJazz revela-se como um festival de excelência para o jazz e coloca Coimbra na lista dos locais preferidos para atuações dos melhores músicos nacionais e internacionais. Após um primeiro concerto oficial realizado fora das Escadas Quebra Costas no dia 25 de julho de 2019, e um segundo, no dia 5 de setembro de 2020, com um enorme sucesso, em 2021, esta coprodução do QuebraJazz e do Festival das Artes ganha uma dimensão maior e resultará numa partilha mais ampla e que terá lugar no belo anfiteatro da Colina de Camões na Quinta das Lágrimas.