20 Junho 2023

Coimbra adere a Rede de Cidades Antirracistas promovida pela prefeitura do Rio de Janeiro

Coimbra adere a Rede de Cidades Antirracistas promovida pela prefeitura do Rio de Janeiro

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai aderir à “Rede de Cidades Antirracistas”, lançada pela prefeitura do Rio de Janeiro, tal como foi aprovado na Reunião de Câmara de 19 de junho. É entendimento do Município o “manifesto e notório interesse público municipal das temáticas de trabalho da Rede de Cidades Antirracistas”, que vão ao encontro dos princípios da edilidade de Coimbra.

A CM de Coimbra respondeu, afirmativamente, ao convite endereçado pela prefeitura do Rio de Janeiro e vai aderir à Rede de Cidade Antirracistas. Este projeto constitui a concretização do “Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Equidade Étnico-Racial”, proposto pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), da Prefeitura do Rio de Janeiro, assinado em 20 de junho de 2022, com a participação de mais 21 cidades brasileiras, pode ler-se na informação.

 

O convite – endereçado a Coimbra pelo Embaixador do Brasil em Portugal – surge na sequência da iniciativa do Município do Rio de Janeiro de criação da “Rede de Cidades Antirracistas”, no âmbito da primeira Reunião de Cúpula de Cidades das Américas, realizada em abril de 2023 em Denver, nos EUA.

 

“O objetivo desta Rede Global de Cidades Antirracistas é inovar em políticas públicas de promoção da igualdade racial, assim como na integração de refugiados, imigrantes e outros grupos étnicos vulneráveis socialmente”, lê-se na informação que sustenta a proposta, onde se sublinha que “esta iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro, muito importante e oportuna, permite ainda o aprofundamento de instrumentos antirracistas, ao nível da administração local, com capacidade de alcance regional, nacional e internacional”. A adesão não representa qualquer custo.

 

O Município de Coimbra tem já trabalho desenvolvido nesta área, através do Gabinete para a Igualdade e a Inclusão da CM de Coimbra que trabalha estas questões e, como tal, ao longo dos anos tem investido em práticas antirracistas que privilegiam a sensibilização sobre o racismo e as suas consequências através de campanhas, iniciativas educacionais, workshops e palestras que envolvem a comunidade e permitem aumentar a compreensão sobre a importância do combate ao racismo. 

 

Refira-se, ainda, que a CM de Coimbra tem vindo a manifestar a preocupação com a promoção da igualdade de oportunidades através do incentivo a programas de estágio e oportunidades de emprego para pessoas provindas de grupos especialmente vulneráveis ajudando, desta forma, a reduzir as desigualdades e garantindo que todos/as tenham acesso igual a oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×