“Sabendo que os espetadores nos quatro concertos rondaram os 200.000, atendendo ao montante de despesa média evidenciado pelos inquiridos (180,14 €), poderemos extrapolar uma despesa total realizada de 36.028.228€”, conclui o “Estudo de Impacto Económico” dos quatro concertos dos Coldplay, ocorridos maio, no Estádio Cidade de Coimbra, produzido pela CBS/ISCAC.
O estudo utilizou dados resultantes de fontes primárias e secundárias. No primeiro, incluem-se os resultados de um questionário (em português e em inglês), realizado nos quatro dias dos concertos, nas imediações do Estádio Cidade de Coimbra; bem como a disponibilização de um formulário (através de QR-Code), junto aos hotéis da cidade, na semana de 15 a 21 de maio. Foram validados 229 questionários, referentes a 1.665 espetadores. “Com este questionário, embora composto por apenas 7 questões, pretendeu-se conhecer o perfil dos espetadores, quer quanto à idade, quer quanto à proveniência geográfica, como ainda como ao montante e ao tipo de consumo que pretendiam realizar, nomeadamente em matéria de alojamento e de restauração”, explica o estudo.
Os respondentes ao questionário foram repartidos entre nacionais e estrangeiros, sendo que os nacionais foram distribuídos pelos vários distritos de origem. E, nesta repartição, foram considerados os seguintes indicadores: “Número de espetadores, tanto em termos absolutos como em termos relativos”; “Despesa realizada, tanto em termos absolutos como em termos relativos”; e “Despesa média individual por distrito”. O estudo abordou ainda ao número de espetadores que pernoitaram e o número de espetadores que recorreram a serviços de restauração.
No que concerne ao “Número de espetadores, tanto em termos absolutos como em termos relativos”, o estudo conclui que “os espetadores realizaram uma despesa média de 180,14 €, sendo que existe alguma variabilidade em função do distrito de proveniência, com um mínimo de 107,94 € para os espetadores do distrito de Coimbra e de 349,55 € para os espetadores provenientes do distrito de Bragança, o que facilmente se explica pela distância geográfica”.
Quanto ao número de pernoitas, foi possível apurar que “os espetadores que pernoitaram realizaram uma despesa que corresponde a mais do dobro dos espetadores que não pernoitaram”. Já relativamente ao “recurso a serviços de restauração”, apurou-se que “os espetadores que recorrem a serviços de restauração apresentam um nível de despesa 55% superior à daqueles que não recorrem a este tipo de serviços”.
Nas fontes secundárias “foram tratados os dados facultados pela SIBS, referentes às transações realizadas na respetiva rede, no concelho de Coimbra, na semana de 15 a 21 de maio de 2023, os quais foram comparados com os dados referentes à semana homóloga do ano anterior” e também “os dados facultados pela UNICRE, relativos às transações realizadas na respetiva rede, na semana de 16 a 21 de maio de 2023, os quais foram também comparados com os da semana homóloga”.
Através da análise dos dados fornecidos pela SIBS, é possível concluir que “o número de operações na rede SIBS aumentou, relativamente à semana homóloga, em 20,52%, enquanto o valor das operações acresceu em 9,37%”; para além de se constatar a “preponderância do distrito de Coimbra, tanto no número como no valor das transações”.
Quanto aos valores da UNICRE, “assinala-se o acréscimo observado na semana de realização dos concertos, relativamente à semana homóloga de 2022, tanto no número (15,63%) como no volume de transações realizadas na rede (8,37%)”. “Esse acréscimo foi particularmente expressivo nos setores da hotelaria e da restauração, respetivamente de 34,64% e de 52,94%, no que se refere ao volume de transações”, acrescenta o estudo.
Estes dados, apresentados pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, na Assembleia Municipal de hoje, 29 de junho, denotam o efeito benéfico que a realização dos quatro concertos dos Coldplay teve para Coimbra e para a região, com especial incidência nos setores da hotelaria e da restauração.
“Durante quase uma semana, Coimbra foi a capital do país”, referiu José Manuel Silva, salientando que os quatro concertos dos Coldplay “projetaram Coimbra a nível nacional e internacional”. O presidente da autarquia acrescentou ainda que o impacto mediático ainda não foi avaliado, o que poderá acrescentar ainda mais valor a este “megaevento”.