6 Junho 2023

Estrutura de suporte da rua Inácio Duarte vai ser reforçada

Estrutura de suporte da rua Inácio Duarte vai ser reforçada

As obras de reforço da estrutura de suporte da rua Inácio Duarte, que dá acesso ao Largo Marquês de Pombal, onde se situa o Laboratório Chímico, foram, hoje, dia 6 de junho, consignadas, na presença da vereadora Ana Bastos. A empreitada, da responsabilidade da empresa H Tecnic – Construções, LDA, foi adjudicada por 217.610,17 euros e conta com um prazo de execução de 120 dias.

O alargamento da rua Inácio Duarte e passeio no topo, à cota do edifício do Laboratório Chímico, foi efetuado à custa da execução de uma estrutura de betão armado, que suporta parcialmente a via, situada na União de Freguesias de Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu, explica-se na informação técnica.

 

A intervenção prevista assenta, essencialmente, na substituição das camadas de betão danificadas e na reposição das armaduras afetadas. Na zona de intervenção, ao nível da via, é contemplado o levantamento e a reposição dos revestimentos existentes, levantamento e reposição de lancis, tratamento e proteção da face superior da laje e impermeabilização da área em causa.

 

Vai proceder-se ainda à limpeza das superfícies a jato de água, efetuar-se a remoção mecânica do betão até e/ou para além do plano das armaduras, a limpeza das armaduras e áreas a intervir, a preparação das superfícies por molhagem, a reposição das áreas de armadura danificadas, a aplicação de um agente de colagem e a proteção anticorrosivo para armaduras, a aplicação de uma argamassa de reparação, o preenchimento de secções com micro betão aditivado com produto anticorrosivo e  o revestimento de todas as superfícies aéreas em “coating” espesso de base acrílica.

 

A estrutura em betão armado, que permitiu o alargamento da plataforma viária, é porticada, formada por sete vigas longitudinais e seis vigas transversais, apoiadas em seis pilares e no muro de alvenaria de pedra. Apoiada nesta estrutura, existe uma laje em betão armado, sendo parte em consola e serve de suporte parcial à via e ao passeio.

 

De acordo com o mesmo documento, a “observação visual revela um elevado estado de degradação da estrutura de betão, existindo genericamente grandes áreas com fissuração e destacamento do betão, com exposição de armaduras, essencialmente ao longo das faces inferiores das vigas longitudinais”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×