“No Princípio Era O Fado”, o espetáculo de celebração dos 10 anos de classificação, pela UNESCO, da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património da Humanidade, vai reunir no Pátio das Escolas dois elementos centrais do património imaterial classificado: a Música (através da Canção de Coimbra e da guitarra coimbrã) e a Língua (através da palavra dita a partir da literatura relacionada com o bem classificado).
O espetáculo conta com a presença de cerca de 60 cantores e cantoras, instrumentistas, bailarinos e bailarinas, e com a participação de criadores de audiovisual – membros da Academia, da Associação Académica de Coimbra, dos ambientes artísticos do Fado ou da Canção de Coimbra e de outros universos musicais.
Recorde-se que as Serenatas e a Canção de Coimbra, cujos principais intervenientes são estudantes e antigos estudantes, fazem parte do património intangível da cidade. Este género musical, de grande singularidade e especificidade, nunca perdeu as suas raízes populares locais e sempre teve a oralidade como forma principal de transmissão.
Refira-se, também, que Universidade de Coimbra desempenhou um papel único na constituição e unidade da língua portuguesa, expandindo a norma culta da língua e consagrando-se como importante oficina literária e centro difusor de novas ideias, tendo passado por esta instituição vários escritores e divulgadores da língua e da cultura.