25 Julho 2023

CM de Coimbra vai lançar contrato interadministrativo de cooperação para reabilitar Escola Secundária José Falcão

CM de Coimbra vai lançar contrato interadministrativo de cooperação para reabilitar Escola Secundária José Falcão

O Executivo Municipal aprovou, na reunião de 24 de julho, o procedimento para a celebração de Contrato Interadministrativo de Cooperação (CIC) para a reabilitação da Escola Secundária José Falcão. A Escola Secundária José Falcão, incluída no Acordo Setorial de Compromisso entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, na lista das escolas identificadas como prioritárias para recuperação/reabilitação, “carece com urgência de uma intervenção profunda de reabilitação”.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai iniciar um procedimento tendente ao desenvolvimento de um trabalho de investigação e de projeto para a reabilitação da Escola Secundária José Falcão. E, para tal, é proposta a celebração de um CIC, uma vez que se pretende o “desenvolvimento de uma relação de cooperação com uma Instituição do Ensino Superior (IES), dedicada ao ensino e à investigação interdisciplinar, nomeadamente, nas áreas da arquitetura, da engenharia e das ciências da educação”, tal como explica a informação técnica.

 

“Dada a importância patrimonial deste equipamento escolar, quer ao nível da qualidade arquitetónica do edifício, quer ao nível da importância enquanto instituição de ensino, o Município de Coimbra considera que a realização do projeto de reabilitação da Escola Secundária José Falcão constitui uma oportunidade para desenvolver um processo de investigação-ação”, justifica a informação.

 

O CIC refere que o período para execução – que inclui a empreitada da obra – será de 48 meses, após a assinatura do mesmo.

 

Recorde-se que a Escola Secundária José Falcão se encontra na lista das escolas identificadas como prioritárias para recuperação/reabilitação, estando classificada como ‘Muito Urgente’. Tal como refere a vereadora da Educação, no despacho deste processo, importa ainda relembrar que o financiamento, segundo o Acordo Setorial de Compromisso entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses “será assumido por verbas do ‘Portugal 2030, PRR, Banco Europeu de Investimento, entre outras’, segundo o nº 6, da cláusula terceira do Acordo”. “Sublinho também, e cito o nº 5 da cláusula terceira – ‘No âmbito do programa é garantido aos municípios o financiamento das intervenções a 100%’”, acrescenta Ana Cortez Vaz.

 

“Lamentamos que o Governo, com a descentralização da Educação, esteja a transferir escolas para as autarquias em tão precárias condições e sem um horizonte devidamente calendarizado e suficientemente financiado, mas este é o passo decisivo para a reabilitação de uma Escola Secundária com tanta história e pela qual já passaram tantas gerações, e que continua a ser um polo de atração para Coimbra”, refere o presidente da autarquia, José Manuel Silva.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×