Nesta 14ª edição, o Festival apresenta o CBF Trio, composto por Pedro Calero (Hammond), André Fernandes (guitarra) e Paulo Bandeira (bateria), vai estar em concerto nos dias 28 e 29 de julho nas Escadas do Quebra Costas e no dia seguinte no Anfiteatro da Cerca, em Gouveia. Este trio, conhecido pelo improviso, vai apresentar composições próprias e standards de jazz clássicos.
No primeiro fim-de-semana de agosto, nos dias 4 e 5, o Quarteto Jeffery Davis vai estar nas emblemáticas escadas da cidade de Coimbra para dois concertos de entrada livre. Jeffery Davis é um dos melhores vibrafonistas da atualidade, admirado pela sua capacidade criativa como compositor, fortemente influenciado pela música de câmara, pelos ritmos tradicionais e pela sofisticação harmónica do jazz moderno, e pela sua complexidade técnica, transpondo a exploração e exibição individual e coletiva em grupo.
O Trio Rui Bandeira vai apresentar-se em concerto nos dias 11 e 12 de agosto. Ao trombonista juntam-se João Martins na bateria e Laura Rui na voz, que vão apresentar as ideias musicais do 1º álbum Êxodo Urbano, que está para breve.
Nos dias 18 e 19 de agosto, o Trio Triplo Salto Mortal, com Samuel Gapp ao piano, João Carreiro na guitarra e João Ghira Z no desenho e projeção, vai apresentar um espetáculo de som e imagem, numa tentativa de transcender as fronteiras entre linguagens artísticas.
Para terminar o Festival das Artes QuebraJazz, o Quarteto Carlos Azevedo apresenta-se nos dias 25 e 26 de agosto. Figura fundamental no atual panorama jazzístico nacional, Carlos Azevedo é compositor e intérprete, tendo-se dedicado no último quarto de século quase em exclusivo ao trabalho com a Orquestra Jazz de Matosinhos, sendo atualmente o maestro da Orquestra Jazz de Estarreja.
Recordar que a 14.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, um dos festivais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, começou no passado dia 15 de julho com uma programação composta por 33 momentos culturais, reunindo cerca de 235 músicos e artistas em 9 nove espaços distintos.
O Festival das Artes QuebraJazz resulta de uma parceria estabelecida entre a Fundação Inês de Castro e o QuebraJazz (Associação Cultural Quebra Costas) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.
Créditos Fotográficos: Hugo Pinheiro