27 Julho 2023

Feira da Cebolas de 12 a 19 de agosto na Praça do Comércio

Feira da Cebolas de 12 a 19 de agosto na Praça do Comércio

A Feira das Cebolas vai decorrer na Praça do Comércio, de 12 a 19 de agosto, numa organização do Grupo Folclórico “Os Camponeses” de Vila Nova, em parceria com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra. A Feira das Cebolas tem, na sua génese, a antiga Feira de São Bartolomeu, que remonta a 1377, ao reinado de D. Fernando. A Feira das Cebolas vai contar com a presença dos ceboleiros, com as famosas tranças, com as “tasquinhas”, onde se podem encontrar iguarias tradicionais, e com um programa cultural diversificado, com momentos musicais e jogos tradicionais.

A Feira das Cebolas, antiga Feira de São Bartolomeu, realiza-se desde 1986, na Praça do Comércio, remontando as suas origens a 1377, quando o rei D. Fernando outorgou à cidade de Coimbra a realização de uma feira franca. A sua localização foi variando ao longo dos séculos até se estabilizar, em 1986, na Praça do Comércio. E é a partir que desta data que o Grupo Folclórico “Os Camponeses”, de Vila Nova de Cernache, assumem a organização, em parceria com a CM de Coimbra, deste evento que traz à bastante público à Baixa da cidade, com a recriação desta memória ancestral de vender as cebolas no chão da praça.

 

A abertura oficial da feira está prevista para as 22h00 de sábado, dia 12 de agosto. Nessa noite, estão previstos três momentos musicais interpretados, às 22h30, pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos (Santarém), às 23h00, pelo Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa (Castelo Branco) e, às 23h30, pelo Grupo Folclórico de São Torcato (Guimarães). De resto, durante a feira, à noite, vão passar pela Praça Velha diversos grupos folclóricos de norte a sul do país e um conjunto de Espanha.

 

Já no domingo, dia 13, às 22h00, atua na Praça Velha o Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras (Ribatejo), e às 22h45, o Grupo de Fados e Guitarradas da Secção de Fado. Na segunda-feira, dia 14, às 22h00, é a vez de atuar o Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege (Vila Nova Famalicão) e, às 22h30, o Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara. O programa prossegue na terça-feira, dia 15, com a atuação às 22h00 do Grupo Folclórico A Rusga de Arcozelo (Vila Nova de Gaia), às 22h30, do Grupo de Concertinas Os Amigos da Paródia Coimbra.

 

As atuações previstas para quarta-feira, dia 16, são do Grupo Folclórico As Tricanas de Ovar, às 22h00, e da Tuna Mista do Areeiro de Coimbra, às 22h30. No dia 17, quinta-feira, o momento musical começa às 22h00, com Grupo Folclórico de Orgens Viseu, ao qual se segue, às 22h30, a Estudantina da Universidade de Coimbra.

 

Já na sexta-feira, dia 18 de agosto, às 22h00, sobe ao palco o Grupo Folclórico S. Cosme (Gondomar) e, às 22h30, atuam As Mondeguinas – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra. A Feira das Cebolas termina no sábado, dia 19 de agosto. A noite começa às 22h00, com a atuação do Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, continua com o Grupo de Folclore El Cantilio (Estremadura) e termina com os anfitriões da festa, o Grupo Folclórico Os Camponeses (Vila Nova Cernache).

 

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×