“Promete ser um verdadeiro encontro multicultural, de alegria, de partilhas e de experiências novas””, referiu. Durante a conferência de imprensa de apresentação deste festival, que decorreu hoje de manhã no Auditório do Instituto Universitário Justiça e Paz, em Coimbra, Hugo Monteiro realçou que marcarão presença peregrinos de 60 nacionalidades diferentes, de todos os continentes.“Vai ser uma experiência para todos: voluntários, peregrinos e famílias. Teremos um palco principal e um palco mundo, para além de ocorrer outro concerto no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha”, acrescentou.
O “For God Shake Festival”, cujo nome nasceu do trocadilho “for God sake” (que na tradução para português significa por amor de Deus), faz parte da programação que o COD de Coimbra preparou para os “Dias nas Dioceses”, em jeito de preparação para a JMJ. Entre as 14h00 e as 00h30 do dia 29 terão lugar atividades de caráter cultural, religioso e de convívio com a comunidade que, para além da celebração da Eucaristia, integra outros momentos de oração e introspeção, bem como música e animação. No palco principal, a partir das 20:30, atuarão a Banda da Paróquia, Anaquim, Coimbra Gospel Choir e o Padre João Vaz e Banda JM, enquanto o palco mundo acolherá dezenas de grupos de várias nacionalidades.
Os “Dias nas Dioceses” no concelho de Coimbra decorrem de 26 a 31 de julho, tendo por objetivo a integração dos jovens de todo o mundo nas comunidades paroquiais. São organizados pelo Comité Organizador Diocesano de Coimbra e contam com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. O presidente da autarquia de Coimbra, José Manuel Silva, também presente na conferência de imprensa, deu conta da “grande satisfação” por Coimbra acolher mais este grande evento e deu conta dos vários apoios do Município ao encontro “que será mais uma prova para Coimbra”, já habituada a eventos desta escala.
Os milhares de jovens que vão participar no encontro dos “Dias na Dioceses” em Coimbra vão ficar alojados, fazer as suas refeições e atividades nos estabelecimentos escolares cedidos pela CM de Coimbra, mais concretamente na EB 2,3 Rainha Santa Isabel (salas e auditório para alojamento e atividades no exterior e interior, refeitório para refeições diárias), na EB 2,3 Alice Gouveia (salas e auditórios para atividades no interior), na EB 2,3 Eugénio de Castro (salas e auditórios para atividades no interior), na Escola Secundária Avelar Brotero (salas e auditórios para higiene diária e atividades no exterior e interior), na Escola Secundária Infanta Dona Maria (salas e auditórios para higiene diária e atividades no exterior e interior) na Escola Secundária D. Dinis (salas e auditório para alojamento e atividades no exterior e interior, refeitório para refeições diárias) e na Escola Silva Gaio (salas e auditórios para alojamento, higiene diária e atividades no exterior e interior).
Para além da cedência destes espaços, essenciais para garantir o acolhimento, pernoita e higiene dos peregrinos, o Município de Coimbra compromete-se a prestar apoio logístico para a realização de várias iniciativas de caráter religioso e de convívio social, que terão lugar no espaço público, sendo de assinalar, a título de exemplo, a colaboração através da atribuição de isenção do pagamento de taxas de ocupação de espaço público, o fornecimento de energia elétrica, o reforço do serviço de policiamento, a limpeza e higiene, bem como a emissão das indispensáveis licenças para a realização de atividades em espaço público.
A Câmara Municipal cedeu gratuitamente, a Sala D. Afonso Henriques para a realização de um jantar buffet, 120 grades para colocar na Praça Heróis do Ultramar, bem como palcos e cadeiras para as atuações que se irão realizar na Praça da Canção. A autarquia assegurou, ainda, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a elaboração e operacionalização do Plano de Segurança para o festival, bem como, através da Divisão de Mobilidade Urbana, a elaboração e operacionalização de um Plano de Mobilidade para o evento.
Foi, ainda, autorizado o acesso à rede de transportes do Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) através de emissão do título Passe Bem/Coimbra Convida, no valor de 6 euros por utilizador, sendo que o custo associado é, em todo o caso, assegurado pela Diocese de Coimbra. A oferta da rede de transportes dos SMTUC foi reforçada para esse período.
A Divisão de Saúde da autarquia tratou, ainda, da autorização e licenciamento para a colocação de uma Unidade Móvel do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, tendo em vista a realização de uma ação de sensibilização para a dádiva de sangue, no dia 29 de julho, na Praça da Canção. A ação é promovida e realizada em parceria com a Federação das Associações de Dadores de Sangue, COD Coimbra e Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
A autarquia assegurou, ainda, o serviço da Polícia Municipal, que ira efetuar o patrulhamento e vigilância às zonas envolventes ao Festival da Juventude, e da Cruz Vermelha, que terá um dispositivo de socorro e segurança no recinto, do qual faz parte um posto médico avançado, três equipas de socorro apeadas e duas ambulâncias.
Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.
LUSA/CM Coimbra