25 Julho 2023

Projeto de Regulamento que permite apoiar as Repúblicas de Estudantes vai para consulta pública

Projeto de Regulamento que permite apoiar as Repúblicas de Estudantes vai para consulta pública

O envio para consulta pública do projeto de Regulamento Municipal de Proteção de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, cujo âmbito de aplicação compreende as Repúblicas de Estudantes de Coimbra, foi aprovado na reunião do Executivo de 24 de julho. Após publicação em “Diário de República”, é aberto um período de 30 dias para acolher contributos por parte dos interessados.

O objetivo do Regulamento Municipal de Proteção de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local é encontrar um enquadramento legal para apoiar financeiramente as Repúblicas de Estudantes de Coimbra, reconhecidas como Entidades de Interesse Histórico e Cultural, através de uma comparticipação do Município até 10% do valor total da aquisição dos imóveis onde as mesmas se encontrem instaladas e/ou tenham a sua sede.

 

Na reunião de 8 de maio de 2023, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, por unanimidade, a abertura do procedimento administrativo com vista à elaboração do Regulamento Municipal de Proteção de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, para enquadrar o apoio da autarquia na aquisição dos imóveis das Repúblicas de Estudantes. Depois disso, decorreu um prazo de 10 dias úteis para a apresentação de contributos, não tendo sido constituídos interessados. ~

 

O projeto vai ser agora submetido a consulta pública para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis, a contar da data da publicação do respetivo aviso no “Diário da República”.

 

Recorde-se que a questão foi levantada na sequência dos pedidos de apoio formulados pelas Associações Real República Rápo-Táxo e Real República dos Fantasmas, na qualidade de Entidades de Interesse Histórico e Cultural. Segundo os serviços jurídicos do Município, para o apoio ser dado faltava “enquadramento legal” que só a elaboração deste Regulamento vai permitir.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×