O local a intervencionar situa-se numa zona urbana, habitualmente com grande afluência de tráfego devido à existência de complexos escolares e empresariais. Como tal, devido às condicionantes da zona a intervir, existe necessidade de realizar os trabalhos de requalificação por fases, com condicionamentos de trânsito (estreitamento de via e circulação alternada) e serem executados de forma sequencial. Nesta operação, existem trabalhos de abertura de uma vala para a execução de órgãos de drenagem, e por não ser garantida a largura mínima para a circulação de veículos na rotunda do bairro de São Miguel é obrigatório o corte parcial da circulação na rotunda.
Não sendo possível a viragem à esquerda (em direção à estação Coimbra-B) dos veículos provenientes do Bairro de S. Miguel, estes devem optar pela Estrada de Eiras até à rotunda (junto ao Parque Empresarial de Eiras), retomando neste local a direção da estação Coimbra-B. O itinerário alternativo é apresentado na seguinte imagem:

Recorde-se que a empreitada de requalificação da estrada de Eiras foi consignada em fevereiro deste ano à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A. por 1,4M€ e com um prazo de execução de 390 dias. A obra prevê a criação de uma ciclovia de dois sentidos, a plantação de árvores em toda a extensão da estrada e a introdução de medidas que visam reduzir as velocidades de circulação, tornando esta rua mais segura, sustentável e amiga do ambiente.
Para um acompanhamento mais próximo dos vários condicionamentos, é recomendável a utilização de aplicações com informação em tempo real, como a Waze, que permitem, em cada momento, apoiar a escolha do percurso mais eficiente.