6 Fevereiro 2023

Estrada de Eiras vai ter ciclovia de dois sentidos e árvores ao longo da sua extensão

Estrada de Eiras vai ter ciclovia de dois sentidos e árvores ao longo da sua extensão

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com a requalificação da estrada de Eiras. O projeto prevê a criação de uma ciclovia de dois sentidos, a plantação de árvores em toda a extensão da estrada e a introdução de medidas que visam reduzir as velocidades de circulação, tornando esta rua mais segura, sustentável e amiga do ambiente. O investimento é de 1,4M€ e a empreitada vai ser executada pela empresa Civibérica – Obras Civis, S.A. num prazo de 390 dias. A obra foi consignada hoje, dia 06 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Município, na presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, da vereadora das Infraestruturas e Espaço Público, Ana Bastos, e do presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, bem como dos responsáveis municipais e do empreiteiro responsável pela obra.

A estrada de Eiras serve de acesso a vários bairros residenciais, ao INEM – Delegação Regional do Centro e à zona empresarial de Eiras. Uma pluralidade de funções que induz, com frequência, a conflitos entre os seus utilizadores. Os objetivos da intervenção passam, pois, por imprimir um carater mais urbano à via, assegurar a acessibilidade e segurança dos utilizadores e tornar este espaço urbano mais sustentável e amigo do ambiente, estando, para isso, previstas medidas que visam reduzir as velocidades de circulação, promover a mobilidade suave e aumentar a cobertura arbórea.

 

A intervenção prevê, para isso, a criação de uma ciclovia de dois sentidos, no lado nascente da estrada de Eiras, que terá uma largura de 2,20m constante ao longo da totalidade do troço, será definida ao nível do passeio e irá, posteriormente, ter ligação com a restante rede de ciclovias, quando for concretizada a integração urbana do Metrobus. A ciclovia será complementada com a plantação de uma alameda de árvores em toda a sua extensão.

 

A introdução da ciclovia obriga, contudo, a ocupar espaços atualmente destinados ao parqueamento automóvel, levando à supressão de um número significativo de lugares. A prioridade passou, então, por manter os lugares existentes junto às habitações unifamiliares, em particular as existentes do lado poente da estrada de Eiras. Assim, entre a rotunda da estação e a rua Seabra de Albuquerque não haverá lugar a estacionamento ao longo da via, mantendo-se nos locais onde existe estacionamento dentro dos lotes. Já entre a rua Seabra de Albuquerque e a rotunda do Bairro de S. Miguel está definida uma zona de estacionamento do lado poente da via, servindo as habitações e os serviços existentes.

 

Os passeios serão, então, alargados e maioritariamente pavimentados em pavê retangular cinza, assegurando assim um maior conforto à circulação pedonal. A exceção é no passeio existente junto à rotunda do Bairro de S. Miguel, onde é mantida a calçadinha existente, e nos locais de remate com passeios existentes em calçadinha. Nos locais onde existe atravessamento de veículos, a base de assentamento do pavê será reforçada. Nas passadeiras será aplicado pavimento podotátil, assente em base rígida.

 

A estrada de Eiras tem um papel distribuidor na estrutura viária municipal, tendo como função garantir ligações adequadas entre a rede viária. A proposta apresentada visa, pois, criar um compromisso entre a fluidez do tráfego e a qualidade de vida urbana, induzindo a uma circulação rodoviária a velocidades moderadas, mais compatíveis com o ambiente urbano e promotoras da melhoria de qualidade de vida. Esta intervenção servirá, ainda, para melhorar a imagem do local, conferindo-lhe um caráter mais urbano, com evidentes benefícios para a comunidade, para o desenvolvimento de atividades comerciais e melhoria do espaço urbano.

 

Ao nível ambiental, esta requalificação vai potenciar a utilização de modos suaves e de maior captação de CO2 com a plantação de árvores, diminuindo-se assim o efeito das ilhas de calor, contribuindo para a mitigação do efeito das alterações climáticas.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×