O XXIII Troféu Alves Barbosa decorre de 8 a 10 de setembro e é organizado pela Câmara de Montemor-o-Velho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo da Beira Litoral, e com a parceria institucional da CM de Coimbra e de Águeda. É uma homenagem ao ciclista português Alves Barbosa e o seu percurso centra-se no eixo Montemor-o-Velho, Cantanhede, Águeda e Coimbra.
A segunda etapa liga Coimbra a Montemor-o-Velho, numa distância de 76,80 quilómetros, com partida, às 10h00, na Porta Férrea da Universidade de Coimbra e chegada ao Castelo de Montemor prevista entre as 12h00 e as 12h15. De Coimbra, os ciclistas partem em direção a Pereira, Santo Varão, Formoselha, continuam por Vila Nova da Barca, Verride, Ereira e Montemor-o-Velho, onde há uma meta volante, e seguem depois para Miradouro, Carapinheira (meta volante), Boleta, Meãs, Montemor-o-Velho (meta volante), Areal, Quinhendros, Montemor (meta volante) e Castelo (chegada).
O XXIII Troféu Alves Barbosa começa no dia 8 de setembro com um contrarrelógio individual de 9.2 quilómetros, com início a partir das 17h00. Dia 9, às 14h50, arranca a primeira etapa, do Centro Náutico de Montemor, numa distância de 75 quilómetros, até Águeda. Os ciclistas passam por Gatões (onde tem lugar a primeira meta volante), Raseira, Liceia, Arazede, Cantanhede (meta volante), Pocariça, Venda Nova, Sangalhos, Oliveira do Bairro, Paradela e a chegada está prevista entre as 17h00 e as 17h15 junto aos Bombeiros Voluntários de Águeda.
Alves Barbosa nasceu em Vila Verde, Figueira da Foz, em 1931. Foi o mais jovem ciclista a triunfar na Volta a Portugal, em 1951, com apenas 19 anos. Mais tarde alcançaria outro recorde: a tripla vitória na Volta. Em 1956, foi décimo no Tour de France. A CM de Coimbra, bem como a CM de Águeda, associam-se a esta prova como parceiros institucionais.