22 Setembro 2023

Festival Música, Arte, Tecnologia e Educação em Coimbra de 20 a 24 de outubro

Festival Música, Arte, Tecnologia e Educação em Coimbra de 20 a 24 de outubro

A primeira edição portuguesa do Festival MATE – Música, Arte, Tecnologia e Educação – vai decorrer, em Coimbra, entre 20 e 24 de outubro, com espetáculos no Hub Criativo Lufapo, no Museu Nacional de Machado de Castro, no Convento São Francisco e no Salão Brazil. Criado em 2016, no Brasil, por Eron Quintiliano, produtor e gestor musical, o MATE pretende fomentar o interconhecimento, a capacitação, a tutoria e o estabelecimento de negócios no âmbito das indústrias culturais e criativas. Além de concertos, vai haver palestras, sessões de mentoring, speed meetings, lançamentos de livros e uma área expositiva.

O festival centra-se nas indústrias criativas, com especial enfoque para o setor da música e é pensado para profissionais, artistas, criativos, empreendedores, marcas, estudantes do universo da indústria da música/cultural e público em geral. Coimbra é uma das três cidades europeias – a par com Santiago de Compostela (Galiza) e Salónica (Grécia) – onde, este ano, vai decorrer o MATE, que, pela primeira vez, é organizado fora do Brasil.

 

Do programa geral de concertos, constam nomes como Mateus Aleluia, Mad Professor, António Zambujo & Yamandu Costa, Selma Uamusse, Vludo, Lívia Matos, Crua, Kadinella, The Twist Connection, Beatriz Villar, Eugénia Contente Trio, Mancines, Bandua, Sumrrá, Marcelo dos Reis, Magupi, High Paw, O Gajo, Caribombo, DANYKAS DJ, Lika, La Barca, Tor4 e Mr. Fishman.

 

O MATE, no entanto, é mais do que um festival de música. É motivado pela promoção da diversidade das atividades profissionais das indústrias culturais e criativas. Nesse sentido, Coimbra vai receber 12 ações de formação, ministradas por profissionais de reconhecido mérito nas suas áreas: João Vaz Silva, produtor; Claudia Batalhão, realizadora; Luísa Sequeira e Sama, realizadores; Márcio Laranjeira, da Lovers and Lollypops; Ana Rita Feijão, da One Level Up, Luís Viegas da Ao Sul do Mundo e Guta Braga, consultora da Music, Copyright e Tecnologia.

 

As temáticas abordadas passam pela comunicação, contabilidade e fiscalidade, prática musical participativa, gestão de carreiras, acessibilidades, produção de eventos, criação artística, edição audiovisual, edição e distribuição física e digital, música, copyright e tecnologia, produção artística e agenciamento. Destinadas a estudantes e profissionais, todas as ações de formação têm a colaboração e vão ter lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Coimbra. As ações são gratuitas, mas limitadas a um número máximo de participantes. Os interessados podem inscrever-se on-line em www.matefestival.com.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×