Tendo em conta que “a Câmara Municipal de Coimbra deve homenagear aqueles que, de entre muitos outros, com o seu prestígio e trabalho elevam o nome de Coimbra pela sua ação cidadã, empresarial, cultural e científica”, a proposta visa a atribuição da Medalha da Cidade, Grau Ouro, a Rodrigo Otávio Soares Pacheco, presidente do Senado Federal do Brasil.
O Presidente do Senado Federal do Brasil, num gesto de reconhecimento histórico, tem estreitado os laços entre o Brasil e Coimbra, como parte das comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil. Essa aproximação foi concretizada através de uma visita oficial realizada em abril de 2022 e a subsequente formalização de um protocolo de cooperação internacional. Recorde-se que o protocolo de cooperação envolve a Câmara Municipal de Coimbra, o Senado Federal do Brasil, a Universidade de Coimbra e a Associação Portugal Brasil 200 anos. Essa colaboração destaca a importância inegável de Coimbra e da sua Universidade na história do Brasil, uma vez que muitas das figuras da elite brasileira envolvidos no processo de independência aqui estudaram, tal como explica a proposta.
“A Câmara Municipal de Coimbra aposta no reforço das relações institucionais e de trabalho com as instituições brasileiras – municipais, estaduais e federais – num programa de atuação estratégica profundamente ancorado na valorização da língua portuguesa que fomenta e apoia as relações económicas, comerciais, culturais e turísticas entre os dois países”, defende a proposta da autoria do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva. “A inauguração da Casa da Cidadania da Língua revela a vontade inequívoca de Coimbra no sentido de consolidar o seu papel ao nível mundial como cidade a partir da qual a língua portuguesa ganha cada vez mais espaço internacional, o que constitui a chave da nossa diferenciação no novo mundo global”, acrescenta o mesmo documento. Para além disso a proposta recorda também que, atualmente, “Coimbra tem uma significativa comunidade de cidadãos brasileiros, muitos deles estudantes da Universidade e do Instituto Politécnico, que assumem um papel ativo e muito participativo na cidade”.
Pelo que se comprova que o Município está empenhado em fortalecer os laços institucionais e de colaboração com diversas instituições brasileiras. E, nesse contexto, s homenagem pública ao senador Rodrigo Pacheco representa o reconhecimento do caráter democrático do cargo que exerce e do seu compromisso com a comunidade, promovendo o diálogo e estreitando os laços entre nações unidas pela língua transportando o nome de Coimbra além-mar.
Nascido em Porto Velho, Rondónia-Brasil, em novembro de 1976, formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo-se especializado em Direito Penal Económico no Instituto Brasileiro de Ciências Económicas e Criminais, exerceu advocacia na área do Direito Criminal e foi também professor universitário.
Iniciou a sua carreira política no ano de 2014, aquando da sua eleição para deputado federal pelo estado de Minas Gerais, na 55ª legislatura (2015 -2019). Logo no primeiro mandato destacou-se por coordenar a bancada do seu partido na Comissão de Constituição e Justiça. Em 2016, candidatou-se à prefeitura de Belo Horizonte, resultando num terceiro lugar. Entre 2018 e 2026 é eleito senador da República por Minas Gerais. Destacando-se pela forte capacidade de diálogo, e apenas dois anos decorridos após assumir o cargo de senador, Rodrigo Pacheco foi indicado para a disputa da presidência do Senado com o apoio do Governo e também da oposição, tendo vencido. Em fevereiro de 2023, já no período de vigência do mandato de Lula da Silva e com o apoio do seu Governo, foi reeleito.