A especificidade dos trabalhos a realizar, aliada à densidade do tráfego rodoviário da avenida Emídio Navarro, determinaram que a prossecução das operações se desenvolvesse de forma faseada.
Assim, nesta nova fase, com uma duração previsível de 180 dias, serão executados trabalhos nas vias junto aos edifícios no troço da avenida entre o largo da Portagem e a rua do Brasil, permanecendo disponíveis as duas vias do lado contrário, adquirindo estas um perfil de duplo sentido (conforme imagem abaixo).
Será implementada uma rotunda temporária na confluência da avenida Emídio Navarro, da rua do Brasil e da rua da Alegria com o objetivo de ordenar a circulação neste ponto conflituante.
A via que será segregada para a execução dos trabalhos contempla uma paragem de autocarros perto da rua de Olivença que será desativada, sendo as linhas de autocarro desta paragem agregadas às da paragem situada na entrada da rua do Brasil, junto à residência de estudantes.
No que diz respeito ao troço entre o largo da Portagem e a Estação Nova, serão executados trabalhos nas vias junto ao rio Mondego, permanecendo disponíveis duas vias do lado contrário, adquirindo estas, provisoriamente, um perfil de duplo sentido (conforme imagem abaixo). Será contemplada uma terceira via, no sentido Estação Nova – Portagem, para a tomada e largada de passageiros nas paragens de autocarros.
Assim, as paragens dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) localizadas na Beira Rio, e no interior da “ilha” entre a estação Nova e o largo da Portagem, serão deslocadas para a avenida Emídio Navarro (conforme imagem abaixo) passando a estar organizadas da seguinte forma, a partir da próxima quarta-feira, 11 de outubro:
(P1) Paragem 1: Linhas n.º 5F, 7T, 9, 10, 24T, 33, 38F, 44 e 45.
(P2) Paragem 2: Linhas n.º 12, 17, 21 e 32.
(P3) Paragem 3: Linhas n.º 6, 10F, 13, 13P, 14T, 23/23F, 31, 38, 48 e 49.
As paragens localizadas no sentido Portagem – Estação Nova não sofrem qualquer alteração.
Os trabalhos programados para este troço compreendem, nomeadamente, a retirada dos carris preexistentes, a instalação de condutas adutora e de saneamento, a realização de infraestruturas de drenagem e telecomunicações, integração urbana, iluminação pública e execução do canal do Metrobus.
Durante a intervenção as cargas e descargas estão salvaguardas, assim como os acessos às propriedades privadas em articulação direta das Infraestruturas de Portugal com os interessados.
De forma a garantir a segurança de peões e trabalhadores, apela-se à necessidade de cuidados redobrados na circulação na área intervencionada e ainda ao respeito da sinalização colocada, em particular no que concerne aos limites de velocidade.