28 Novembro 2023

São Silvestre de Coimbra sai para a rua a 16 de dezembro e pode bater recorde de participantes

São Silvestre de Coimbra sai para a rua a 16 de dezembro e pode bater recorde de participantes

A Corrida São Silvestre de Coimbra foi, hoje, dia 28 de novembro, apresentada numa conferência de imprensa que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e do responsável da Associação Recreativa Casaense, Luís Gaspar. A tradicional corrida vai realizar-se a 16 de dezembro, a partir das 18h30, com início e meta na Rua Infanta Dona Maria. Até ao momento, estão já confirmados dois mil atletas – ainda pode ser batido o recorde de participantes – e a presença dos consagrados Hermano Ferreira, Carla Martinho e Luís Saraiva.

As inscrições para a 45.ª edição São Silvestre de Coimbra podem ser realizadas até às 23h59 do dia 10 de dezembro em www.saosilvestredecoimbra.com. Estão já confirmados dois mil atletas, mas a organização – Casaense, CM de Coimbra e Associação Distrital de Atletismo de Coimbra – esperam mais e isso pode significar bater o recorde de presenças nesta que é uma das mais emblemáticas provas de atletismo do nosso país.

 

A edição deste ano é apadrinhada pelos ex-atletas olímpicos Domingos e Dionisio Castro e contará, também, com um “embaixador”, o cantor Saul Ricardo. A São Silvestre é organizada pela Associação Recreativa Casaense, em conjunto com o Município de Coimbra, desde 2014, e tem tido visto o seu sucesso a crescer de edição para edição, contando com a presença dos melhores atletas e clubes portugueses, como o Benfica ou o Sporting, e sendo já considerada uma das principais provas do circuito nacional. É, de resto, uma prova que está integrada nos quadros competitivos da respetiva federação e a ela estão ligados nomes como o dos ex-atletas internacionais e medalhados olímpicos Carlos Lopes, Paulo Guerra, Fernanda Ribeiro, Rui Silva e Licínio Pimentel, que já apadrinharam o circuito.

 

Sendo considerada uma das mais difíceis do circuito nacional, a tradicional São Silvestre de Coimbra engloba, como habitualmente, as provas Mini São Silvestre de Coimbra e Caminhada São Silvestre de Coimbra. A Corrida tem, aproximadamente, 10 quilómetros, e a Caminhada uma distância aproximada de cinco quilómetros. De referir, ainda, que, às 16h30, terá lugar a Mini São Silvestre, destinada aos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.

 

Os percursos da Corrida e Caminhada já são conhecidos. Assim, a Corrida parte da Rua Infanta Dona Maria, segue pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça S. José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua D. Manuel I, Viaduto do Calhabé, Rua de Angola, Rua Navegadores, Rua do Brasil, Estrada da Beira, Rua Nova do Casal dos Vagares, Rua D. Ernesto Sena de Oliveira, Rua Casal de Vagares, Estrada da Beira, Rua Raúl Ferrão, Rua D. Ernesto Serra de Oliveira, Rua Casa Branca, Rua Monsenhor Augusto Nunes Pereira, Rua Tomé Rodrigues Sobral, Rua do Brasil, Avenida Emídio Navarro, Rua Ferreira Borges, Avenida Sá da Bandeira, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Dr. Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado, Rua D. Manuel I e chegada à Rua Infanta Dona Maria.

 

Por sua vez, a Caminhada, numa distância de cinco quilómetros, parte também da Rua Infanta Dona Maria e segue pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça S. José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Alameda Dr. Júlio Henriques, Rua Alexandre Herculano, Praça da República, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado, Rua D. Manuel I e termina na Rua Infanta Dona Maria.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×