A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com a reabilitação de 27 habitações, de tipologia T2 e T3, no Bairro de Celas, edificado em meados do século passado para realojar os desalojados da Alta de Coimbra no âmbito das demolições realizadas para construção da Cidade Universitária. O processo de reabilitação tem como objetivo intervir nas habitações municipais existentes, para que cumpram os requisitos legais de habitabilidade.
A empreitada corresponde à 3ª fase de reabilitação das habitações do Bairro, a qual, em conjunto com as empreitadas executadas na 1ª fase e com a empreitada de “Reconstrução de 38 Habitações no Bairro de Celas” executada na 2ª fase, em conclusão, vai permitir reabilitar a totalidade das 100 moradias originais do Bairro e construir ainda uma nova moradia num lote atualmente ocupado por construções desqualificadas e não legalizadas.
Depois de consignada a empreitada “Bairro de Celas – 3ª Fase – Reabilitação de 27 Habitações”, no valor de 3 milhões de euros (M€), a obra vai decorrer num prazo de 480 dias, em duas fases, cada uma com duração máxima de 240 dias. Na primeira fase vão ser recuperadas 15 habitações e, na segunda fase, as restantes 12. A empreitada vai ser lançada no âmbito do 1º Direito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação (PRR), vai decorrer em dois momentos.
A proposta dos serviços contempla, ainda, a designação para gestor do contrato de Lino Bernardes, da Divisão de Edifícios Habitacionais, que terá a função de acompanhar permanentemente a execução do contrato.