19 Dezembro 2023

CM Coimbra e O Teatrão vão continuar a levar teatro às escolas e às IPSS

CM Coimbra e O Teatrão vão continuar a levar teatro às escolas e às IPSS

O protocolo de apoio financeiro para o desenvolvimento do Programa Municipal Socioeducativo, Cultural e Intergeracional, entre o Município de Coimbra e O Teatrão, no valor de 25 mil euros, para a companhia de teatro dar continuidade ao trabalho realizado, desde 2015/16, através dos programas “Ver e Pensar” e “Prós Grandes”, foi aprovado na reunião do Executivo de 18 de dezembro.

O Teatrão tem levado a cabo, na vertente de teatro do Programa Municipal Socioeducativo, Cultural e Intergeracional, dois programas dirigidos a escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s): “Ver e Pensar”, orientado para as crianças que frequentam as escolas básicas do 1º ciclo e estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do Município de Coimbra, e “Prós Grandes”, para os utentes de respostas sociais séniores, enquadradas em IPSS’s, sediadas no concelho, designadamente Centros de Dia, Centros de Convívio e Serviços de Apoio Domiciliário.

 

De acordo com o protocolo em questão, referente a este ano letivo, no valor de 25 mil euros, O Teatrão compromete-se a realizar, no programa “Ver e Pensar”, o espetáculo “Exercícios de Ser Criança e outros Aprendimentos”, e no “Prós Grandes”, no âmbito do projeto “Teatro e Memória”, e através da dinamização do 1º Ciclo ao 7º Ciclo de Formação, um novo trabalho, intitulado “Quem sabe, sabe”.

 

O novo espetáculo “Exercícios de Ser Criança e outros Aprendimentos” é construído, segundo a informação técnica municipal, “a partir da rica experiência da comunidade brasileira residente em Coimbra, nomeadamente, no contexto escolar e brincar com a língua e a cultura de países irmãos, pretendo, para tal, mapear a realidade e a mistura destas duas versões da nossa língua que significam maneiras diferentes de chamar nomes às coisas e vamos até inventar palavras e maneiras de ver o mundo, misturando a poesia das duas formas de falar”.

 

Prevêem-se 20 sessões distribuídas pelas escolas básicas do 1º ciclo e pelos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do Município de Coimbra. Cada sessão terá, uma média, de 60 crianças e uma duração aproximada de 50 minutos. À semelhança de anteriores edições, pretende-se que sejam abrangidos os estabelecimentos de educação e ensino que, ainda, não foram contemplados pelo programa “Ver e Pensar” e que tenham um número reduzido de alunos, dando prioridade às escolas com uma ou duas turmas. As 20 sessões ocorrerão, previsivelmente, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

 

Em relação ao novo ciclo de trabalho do projeto “Teatro da Memória”, intitulado “Quem sabe, sabe”, pretende-se “criar performances centradas na experiência e destreza das mãos de cada participante”. O projeto vai ser desenvolvido ao longo de 10 sessões de trabalho, com duração aproximada de 1h30 e dinamizado em 19 IPSS’s do concelho, que desenvolvem respostas sociais séniores. Para além das 17 instituições onde o projeto já está em execução, o Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo da CM de Coimbra irá, após articulação com os representantes das IPSS’s, definir as restantes duas entidades que vão participar neste projeto. 

 

De referir que o “Teatro da Memória” está a decorrer no Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês, Centro Social de S. Pedro – Cáritas Diocesana de Coimbra, na Associação Social, Cultural e Recreativa de S. Paulo de Frades, na Obra Social de Torre de Vilela, Centro Social Nossa Senhora da Alegria, Centro Operário Católico da Conchada, Centro Social Cultural e Recreativo de Botão, Oficina do Idoso – Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI), Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra, Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco, Casa do Pai – Centro de Apoio Social, Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, Centro Sócio Cultural Polivalente de S. Martinho, Centro Sócio-Cultural Nossa Senhora de Lurdes, na Fundação Sophia, no Centro Rainha Santa Isabel + Lar de Santo António – Cáritas Diocesana de Coimbra e Centro Social e Paroquial de São Silvestre.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×