A Pedrinhas é uma cooperativa de solidariedade social e cultural sem fins lucrativos que procura ajudar a resolver os problemas habitacionais de crianças e jovens – as quais são denominadas Pedrinhas Preciosas -, através da intervenção nas casas dos beneficiários, melhorando as condições de habitabilidade nos sectores da acessibilidade, conforto térmico e outros que sejam necessários.
A Pedrinhas, atualmente, conta com uma equipa de 100 elementos que, de forma voluntária, colaboram nesta intervenção que, como é referido na informação técnica, “torna-se indispensável depois da alta hospitalar e da confrontação das famílias com necessidades súbitas, decorrentes da doença”. De acordo com a informação, a implementação direta de Um Castelo Pedrinho a Pedrinha conta apoiar 30 beneficiários nesta área de intervenção ao longo de três anos.
De modo a garantir a sustentabilidade do projeto, A Pedrinhas prepara uma candidatura ao Programa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto que, caso seja aprovada, assegura a continuidade do projeto, através do financiamento para os recursos humanos e outras componentes da estrutura, tais como a gestão de candidaturas, elaboração de projetos de arquitetura e especialidades, acompanhamento de obra, aquisição de equipamentos e material de construção, entre outros.
Para garantir o investimento a cargo, A Pedrinhas convidou 73 empresas e 10 Municípios para integrar a candidatura, enquanto investidores sociais. É, neste quadro, que é lançado o desafio ao Município de Coimbra para aceitar ser “sócio”. O Executivo Municipal disse sim e, caso a candidatura seja aprovada, a Câmara compromete-se a apoiar este projeto a três anos – através da assinatura de uma carta de compromisso -, que tem como objetivo ajudar no dia-a-dia da vida das crianças com doenças graves e das suas famílias.