O desenvolvimento desta aplicação insere-se numa candidatura conjunta entre a OWL, o Centro de Ciência do Mar e do Ambiente (MARE / ARNET) da Universidade de Coimbra (UC) e a Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC), no âmbito do Projeto PHARAON, Pilots for Active and Healthy Ageing, que pretende incentivar a comunidade a descobrir e usufruir dos diversos ambientes verdes e azuis urbanos, permitindo para o efeito o registo, incluindo fotográfico, das características dos mesmos, nomeadamente a biodiversidade, condições de acessibilidade, equipamentos disponibilizados, bem como o reporte de situações que careçam de medidas corretivas.
A iniciativa, que aconteceu hoje no Parque do Vale das Flores, foi denominada por “Ciência Cidadã” e contou com a participação de duas turmas da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e de voluntários seniores da APOJOVI E CASPAE. A atividade contou com a participação de uma bióloga da Universidade de Coimbra (MARE/ARBET), Sónia Serra, que procedeu às explicações científicas necessárias, sobre a biodiversidade existente no referido parque.
“O trabalho com a equipa #CoimbraCityLab está a ser muito produtivo, tendo sido crucial para testarmos a nossa aplicação Citizeen com diversos utilizadores, na cidade de Coimbra. A equipa #CoimbraCityLab, em colaboração com alguns departamentos do Município, estabeleceu conexões com a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e com outras associações, como a Apojovi e o Caspae. Isso permitiu a divulgação da Citizeen, uma aplicação que visa incentivar o interesse dos cidadãos em frequentar os espaços verdes da cidade”, afirma o sócio-gerente da OWL, Pedro Resende. “A gestão urbana e ambiental das nossas cidades é fundamental para cumprirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o #CoimbraCityLab está a ser um laboratório importante para a aprendizagem e crescimento das nossas soluções para os municípios e grandes empresas gestoras de ativos”, acrescenta o responsável, descrevendo a sua experiência no #CoimbraCityLab.
O #CoimbraCityLab é a iniciativa do Município de Coimbra, para apoio ao desenvolvimento e experimentação de ideias e projetos inovadores e sustentáveis de base tecnológica, em ambiente real, através da disponibilização do espaço físico urbano e do conhecimento técnico e experiência dos serviços municipais, servindo como facilitador na criação de parcerias que permitam dar suporte e continuidade ao desenvolvimento dos projetos. Podem integrar a iniciativa #CoimbraCityLab todas as pessoas singulares e pessoas coletivas, de direito público ou de direito privado, no âmbito dos projetos de soluções tecnológicas que se enquadrem nos objetivos e requisitos previstos no seu Regulamento, e que poderá ser consultado aqui: Aviso n.º 11074/2023, de 6 de junho | DR (diariodarepublica.pt)
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano
.