A versão do Requiem que vai ser apresentada tem a contribuição de muitos dos que, desde o século XVIII até aos nossos dias, têm estudado esta obra, bem como a do diretor artístico do Avres Serva, Nuno Oliveira. Esta versão tem a particularidade de ser tocada tendo em atenção as práticas da época, como sejam o reduzido número de intervenientes em palco ou o recurso a instrumentos originais ou suas cópias.
O grupo Avres Serva foi fundado por Nuno Oliveira, em 2015, para interpretar música antiga o mais fiel à origem e contexto das obras. Nuno Oliveira é licenciado em Medicina e em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e especialista em Patologia Clínica. A acompanhar Nuno Oliveira, ao órgão, o Requiem vai ser interpretado por um coro formado pelas sopranos Mariana Castello-Branco, Maria João Sousa e Patrícia Modesto, a contralto Ana Ferro, o contratenor António Lourenço Menezes, os tenores Dinis Rodrigues e Simão Andrade, os baixos Miguel Carvalho, Nuno Dias e Rodrigo Calais, e por uma orquestra composta por Francisco Henriques (violino), Raquel Cravino (violino), Paul Wakabayashi (viola), Pedro Massarrão (violoncelo), Marta Vicente (violone), Roberta Cristini e Sandra Sousa (cor-de-Basset), Alejandro Perez Marin e Lucile Tessier (fagote), Hélder Rodrigues (trombone alto), Susanna Defendi (trombone tenor), Valerio Mazzucconi (trombone baixo), Stephen Mason e João Moreira (trompete) e Marco Fernandes (tímpanos).
Por indicação do grupo Avres Serva, informa-se que, devido à singularidade do espetáculo Requiem, que é interpretado com instrumentos de época, a temperatura do Grande Auditório terá, obrigatoriamente, que ser regulada a 15º centígrados. A Câmara Municipal e o Convento São Francisco apelam, desde já, à compreensão de todos para esta situação.
O preço dos bilhetes varia entre os 15 euros para cadeiras de orquestra e 1ª plateia – 13 euros para estudantes, maiores de 65 anos, grupos (mínimo 10 pessoas), desempregados e profissionais de artes performativas e de música; e 13 euros para a 2ª plateia e balcão – 11 euros para estudantes, maiores de 65 anos, grupos (mínimo 10 pessoas), desempregados e profissionais de artes performativas e de música.
Os bilhetes já estão disponíveis nos locais habituais, nomeadamente na bilheteira do Convento São Francisco e na BOL, em https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/133511-requiem-convento_sao_francisco/. A bilheteira do Convento São Francisco está aberta diariamente, das 15h00 às 20h00. Pode ainda contactar o Convento, através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt. Há um desconto de 40% para quem for detentor do Cartão Amigo do CSF.
Toda a programação pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais do Convento São Francisco. Para mais informações, os interessados devem contatar a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente, entre as 15h00 e as 20h00) através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.
O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.