O evento centrou-se na Praça do Comércio e as propostas foram diversas e variadas, desde a programação infantil, a vários DJs, atuações do Grupo do Beco e os já esperados cortejos do Bloco do Beco pelas ruas da Baixa da cidade. Os preparativos tiveram início logo no dia 7 de fevereiro, com a montagem da decoração, e continuaram a 8 e a 9 com a preparação do palco e ornamentação do espaço. Com tudo pronto, a festa começou às 12h00 de dia 10 com atividades para os mais novos e, uma hora depois, com um espetáculo infantil protagonizado por Alex Lima, que contou com a participação de cerca de 50 crianças, acompanhadas por adultos. A organização estima que, durante os dois dias do evento, tenham passado pelo espaço infantil da Praça do Comércio cerca de 120 crianças e jovens.
A DJ Adri Menegale foi a primeira a atuar, às 15h30, e garantiu a animação até ao momento do cortejo com o Bloco do Beco, às 17h50. O cortejo do Bloco do Beco partiu da Praça do Comércio, percorrendo um trajeto até ao Largo do Poço, passando pela Praça 8 de Maio, seguindo em direção ao Largo da Portagem e encerrando o desfile novamente na Praça do Comércio. A organização estima que estiveram presentes, a acompanhar o Bloco, cerca de 1500 foliões. Seguiu-se o espetáculo do Grupo do Beco, às 20h00, na Praça do Comércio, com diversos convidados, e a DJ Adri Menegale encerrou o primeiro dia de festejos.
No domingo, 11, as atividades iniciaram-se às 15h00, com a DJ Pati Sol, e por volta das 16h50 foi realizada uma homenagem às mulheres e ao projeto “Íntimo Colorido”. Seguiu-se a apresentação do grupo de Capoeira Muzenza, com o mestre Gesso. Às 17h40, o Bloco do Beco saiu, novamente, à rua, seguindo o mesmo trajeto do dia anterior, e regressando às 19h45. Às 20h00, teve início o espetáculo de Adriana Ramalho e banda Back to Bahia, com a participação de Janine Mathias. O espetáculo encerrou às 22h00 e seguiu-se a atuação da DJ Pati Sol até às 24h00.
Um total de cerca de 60 pessoas trabalharam, diretamente, no evento, na produção, staff, banda. Estima-se que, no primeiro dia, tenham estado presentes cerca de 5000 pessoas durante todo o evento, e no segundo dia, metade, cerca de 2500 pessoas.
O Carnaval de Coimbra 2024 contou com a organização da Câmara Municipal de Coimbra, União das Freguesias de Coimbra, Pipa Produtora, Empório do Tuca e Associação Peripécias Coloridas, o patrocínio da Coral, Coimbra Shopping e Remont e o apoio da APBC, Doppo, Farmácia Figueiredo, Chai Asian Food, Bloco do Beco, Tasca do Ronaldão, Cáritas, Tuu, Mundo da Cachaça, Pastelaria Toledo, Nest Collective, Mais Cultura, Bar Coral, Viva Coimbra, Universidade de Coimbra, Baleia, Íntimo Colorido, Pastelaria Briosa e MM SPA
Créditos Fotográficos | Quituxe