8 Fevereiro 2024

Casa da Cidadania da Língua é palco de debate sobre Luís de Camões e a cidade de Coimbra

Casa da Cidadania da Língua é palco de debate sobre Luís de Camões e a cidade de Coimbra

A Casa da Cidadania da Língua e o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra (UC) vão realizar no dia 12 de fevereiro, das 15h30 às 17h00, na Casa da Cidadania da Língua, o evento “Porque Coimbra é cidade de Camões?”. Este encontro visa explorar a conexão entre Luís de Camões, o mais célebre poeta da língua portuguesa, e a cidade de Coimbra, assinalando o início de uma colaboração estratégica entre o Centro de Estudos Camonianos da UC, a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Portugal Brasil 200 Anos, com o objetivo comum de transformar Coimbra num epicentro de reflexão sobre o papel de Luís de Camões e do seu legado na construção de um futuro compartilhado pelos países de língua portuguesa.

O evento vai contar com a participação de especialistas como José Seabra Pereira, Maria Bochicchio e José Manuel Diogo, que irão mergulhar na vida e obra de Luís Vaz de Camões, discutindo a sua passagem pela cidade de Coimbra.

 

José Seabra Pereira, coordenador científico do Centro de Estudos Camonianos da UC e profundo conhecedor da obra camoniana,  abordará como a atmosfera académica e cultural de Coimbra influenciou o jovem Camões. “A passagem de Camões pela cidade de Coimbra não se resume a um capítulo de sua vida, mas à fundação de uma obra que se perpetua por gerações. Aqui, entre a riqueza académica e o fervor cultural, Camões encontrou a voz que viria a definir a alma portuguesa”, considera Seabra Pereira.

 

Já Maria Bochicchio, investigadora e coordenadora do grupo de trabalho “Retórica e Poética” discutirá a importância da receção de Luís de Camões na modernidade, proporcionando uma visão contemporânea de sua obra. “Camões não é apenas um nome ou um símbolo de um tempo irremediavelmente passado, pelo contrário, a sua obra estabelece um diálogo vivo, necessário e plural no pensamento literário contemporâneo, reorganizado em gramáticas poéticas diferenciadas e inovadoras”, defende.

 

Por último, o presidente da Associação Portugal Brasil 200 Anos, José Manuel Diogo, irá abordar o tema da relevância de Luís de Camões na língua portuguesa dos países lusófonos. “Camões é o alicerce sobre o qual a cidadania da língua se constrói. Ao reconhecermos a sua passagem por Coimbra como um momento decisivo, não apenas celebramos o seu legado, mas também reafirmamos o nosso compromisso com o futuro partilhado pelos países de língua portuguesa”, afirma José Manuel Diogo.

 

Este evento é gratuito e aberto ao público, assumindo o compromisso da Casa da Cidadania da Língua em promover a cultura e a literatura portuguesa. Para mais informações e inscrições, visite o site da Casa da Cidadania da Língua ou entre em contato através do e-mail geral@portugalbrasil200anos.org

 

Recorda-se que a Casa da Cidadania da Língua é um espaço dedicado à promoção da língua portuguesa como um veículo de cultura, conhecimento e união. Através de eventos, programas educativos e parcerias, a sua missão passa por fortalecer os laços entre os falantes de português em todo o mundo. A parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra, a Associação Portugal Brasil 200 Anos, detentora da marca Casa da Cidadania da Língua, e seus parceiros internacionais, exemplifica um compromisso compartilhado com a promoção da língua portuguesa e a celebração da rica herança cultural entre Portugal e Brasil. Esta colaboração visa fortalecer laços culturais, educacionais e diplomáticos, enriquecendo assim o diálogo intercultural e expandindo o reconhecimento da importância histórica e literária de figuras como Luís de Camões no contexto global.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×