O projeto “Crianças em Ação” terá, em 2024, 19 turmas, incluindo três agrupamentos e abrangendo seis freguesias/união de freguesias. Assim, a iniciativa vai contar, este ano, com alunos das seguintes escolas: da EB1 Almas de Freire, EB1 Almas de Freire, EB1 Cruz de Morouços, EB1 Arzila, EB1 Espírito Santo, da EB1 Fala (duas turmas), EB1 Póvoa, EB1 Ribeira de Frades, EB1 de Coselhas, da EB1 Martim de Freitas (duas turmas), da EB1 Montes Claros (três turmas), EB1 da Conchada, EB1 Sta. Cruz e da EB1 de Almedina (duas turmas).
O programa “tem como objetivo o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística de crianças e jovens, estimular os sentidos para a fruição do universo cinematográfico e promover a cultura cinematográfica”. “Permite que as crianças se expressem livre e artisticamente sobre o que veem e tocam, podendo intervir na história do cinema e se apropriem dela, sentindo-se verdadeiros agentes sociais e culturais”, refere a informação municipal.
Utiliza uma abordagem diferenciadora que consiste num sistema sociocrático de trocas colaborativas, ambicionando criar uma sociedade mais criativa, proativa e solidária. O projeto piloto surgiu no ano letivo 2021/22 com cinco turmas e cinco oficinas em sala de aula e contou com o apoio do Município de Coimbra.
O impacto na comunidade escolar foi avaliado (pela própria comunidade escolar) como muito positivo e o sucesso do programa levou a Casa da Esquina – Associação Cultural a dar-lhe continuidade. Em 2023, este projeto foi, igualmente, apoiado pela CM de Coimbra. Para este ano, do programa do ano passado, passam duas turmas – da EB1 de Almedina –, às quais se juntam 17 novas turnas que vão descobrir o gosto pelo cinema.
Este ano, o projeto desenvolve-se em quatro oficinas. “Kms de Película?”, ministrada por Sara Seabra e Sandra Alves e com duração de 1h30, vai acontecer de 19 de fevereiro a 1 de março. Trata-se de uma oficina exploratória de manipulação, intervenção e projeção em película (desenrolar um longo pedaço de película de um filme muito antigo e deixar que a ponta vá passando de mão em mão, pelos olhares estupefactos das crianças).
“Os Primeiros Filmes de Sempre”, orientada por Sara Seabra e Sérgio Gomes – também com duração de 1h30 -, vai decorrer de 8 a 19 de abril. É oficina de visionamento dos primeiros filmes da história do cinema, seguido de experimentação de filmagens ao estilo desses filmes.
A terceira oficina “Shhh… Estamos à Escuta”, com António Pedro Figueiredo e Sara Seabra e duração de 1h30, vai ter lugar de 20 a 31 de maio. É oficina de exploração de sons do cinema e a sua captação.
A quarta e última oficina “Bonecos Articulados em Exercício Fílmico”, com Joana Corker, Sara Seabra e Sérgio Gomes e com a duração de 4h30, vai acontecer em três datas: de 11 e 12 de março, 3 e 4 de junho e de 1 de outubro a 30 de novembro. Trata-se de uma oficina para a realização de um pequeno filme de animação, com alguma narrativa, tendo por base o trabalho da designer Joana Corker, que criou um conjunto de peças que podem ser montadas aleatoriamente e articuladas entre si, formando bonecos/personagens que poderão ser animados.