6 Fevereiro 2024

CM de Coimbra estreita relações com as cidades geminadas de Santos, Curitiba e São Paulo

CM de Coimbra estreita relações com as cidades geminadas de Santos, Curitiba e São Paulo

Na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido para a afirmação e para a promoção de Coimbra no contexto internacional, uma delegação do Município de Coimbra esteve, na semana passada, no Brasil, para trabalhar o estreitamento das relações da autarquia com as cidades geminadas de Santos, de Curitiba e de São Paulo. A delegação da Câmara Municipal (CM) de Coimbra foi liderada pelo vice-presidente, Francisco Veiga, acompanhado pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Económico, António Albuquerque, e pela chefe do Gabinete de Relações Institucionais e Internacionais, Joana Gouveia Loureiro.

Esta visita às cidades brasileiras geminadas com Coimbra marca a abertura de uma nova fase de aprofundamento da relação de Coimbra com o Brasil, projetando a marca distintiva de Coimbra e concretizando a identidade da cidade, que assim desempenha um papel transformador à escala internacional, particularmente no mundo lusófono.

 

A consolidação de relações institucionais fortes entre a CM de Coimbra e as Prefeituras de Santos, de Curitiba e de São Paulo traduz-se, assim, em canais de trabalho e comunicação capazes de dar dimensão internacional à ação do Município.

 

No contexto da participação oficial na sessão comemorativa do 478ª aniversário de Santos, cidade brasileira geminada com Coimbra, os Municípios de Coimbra e Santos reforçaram a sua relação de proximidade, baseada historicamente na forte presença de emigrantes da nossa região nesta cidade litoral do Estado de São Paulo.

 

Nesta ocasião houve oportunidade de dar continuidade ao mútuo conhecimento entre os dois territórios, particularmente nas áreas da inovação e do empreendedorismo, com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o Parque Tecnológico de Santos, na sequência da presença de uma delegação de Santos no Coimbra Invest Summit. A Câmara Municipal de Coimbra e a Prefeitura de Santos intermediaram os contactos entre o IPN e o Parque Tecnológico de Santos, numa articulação em rede que valoriza e conecta os atores locais das duas cidades.

 

Coimbra e a cidade de Curitiba também tiveram oportunidade de reforçar os seus laços de geminação, através de uma visita oficial que concretizou um programa de várias reuniões técnicas, particularmente nas vertentes que distinguem a capital do Paraná como a “Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023” após a atribuição do prémio do World Smart City Awards em 2023, pelas políticas públicas de planeamento urbano inteligentes, assentes no crescimento socioeconómico e sustentabilidade ambiental.

 

Destaque para a partilha de experiências e para a análise de potenciais parcerias e projetos comuns com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação – referência desde 2017 com a criação do Vale do Pinhão onde o pensamento inovador é colocado ao serviço da transformação tecnológica dos serviços públicos – e com o Instituto de Pesquisa e Planeamento Urbano de Curitiba, pilar do desenvolvimento ordenado da cidade e referência internacional na área de pesquisa e gestão urbana. A reunião com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba permitiu dar a conhecer a Estratégia de Turismo de Coimbra e as várias rotas turísticas existentes, fomentando uma partilha profícua de políticas nesta área, nomeadamente na conceção de grandes eventos com capacidade elevada de atração de turistas como festivais, concertos e congressos temáticos.

 

Na Fundação Cultural de Curitiba foram analisados projetos desenvolvidos na programação cultural de Coimbra e Curitiba nas temáticas do cinema, literatura e música, o que permite projetar parcerias luso-brasileiras, tendo por base o Convento São Francisco e a sua programação nestas vertentes. A visita à Fazenda Urbana de Curitiba – centro de conexão entre o rural e o urbano – revelou-se muito interessante no contexto da prática agrícola sustentável nas cidades, fator fundamental para a sustentabilidade do espaço urbano. A partilha de experiências no Fab Lab de Curitiba permitiu conhecer o trabalho do laboratório de fabrico digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e a comunidade podem concretizar projetos e ideias inovadoras, tendo já sido elaborados gratuitamente mais de 200 projetos.

 

A estratégia de desenvolvimento integral de Coimbra – baseada na nova mobilidade da cidade, na aposta nos clusters da tecnologia e da saúde, atração de empresas e retenção de talento – tendo como cenário a qualidade e reconhecimento internacional da Universidade de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra e do ensino em Coimbra foram sublinhadas pela delegação da CM de Coimbra o que reforçou o interesse mútuo para futuras colaborações entre Coimbra e Curitiba.

 

Na cidade de São Paulo, geminada também com Coimbra, foram estabelecidas reuniões de trabalho com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Económico, de Relações Internacionais, de Direitos Humanos e Cidadania, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Cultura. Foi também possível conhecer projetos concretos como a Vila Reencontro (adaptação à realidade brasileira do modelo Housing First), a Agência São Paulo para o Desenvolvimento e o SESC Pompeia, entidade que é uma referência na introdução de novos modelos de ação cultural e que entende a educação como pressuposto para a transformação social.

 

 Nestes encontros de trabalho foram expostas as valências e as competências de Coimbra enquanto território singular capaz de desenvolver parcerias e partilha de projetos nestas áreas com particular enfoque para o papel de Coimbra na promoção da língua portuguesa no mundo, pela ação global da sua Universidade multisecular com projeção internacional e que atrai milhares de estudantes brasileiros nos vários níveis de ensino anualmente.

 

A Casa da Cidadania da Língua, enquanto espaço privilegiado para a vivência da lusofonia na nossa cidade, foi igualmente enfatizado, nomeadamente a sua programação aberta à participação de todos, nomeadamente destas instituições com as quais foram reforçadas relações de trabalho.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×