Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

7 Março 2024

Coimbra assinala o dia da 1ª edição de “Os Lusíadas” com evento na Antiga Estação Elevatória do Parque

Coimbra vai celebrar Luís de Camões no dia do aniversário da 1ª edição de “Os Lusíadas”, a 12 de março, a partir das 18h30, na Antiga Estação Elevatória do Parque, com o evento “Camões e a Ciência do seu tempo”, que se traduz numa viagem científica e poética sobre uma das maiores figuras da literatura lusófona. Carlos Fiolhais e Maria Bochicchio vão imergir na influência científica na obra de Camões e o Coletivo DeclAmar Poesia vai dar voz à obra “Os Lusíadas”, numa iniciativa organizada pela Associação Portugal Brasil 200 anos e o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, que integra a programação da Casa da Cidadania da Língua e conta com o apoio da Câmara Municipal.

A Antiga Estação Elevatória do Parque vai ser palco, na terça-feira, dia 12 de março, a partir das 18h30, do evento “Camões e a Ciência do seu tempo”. A organização escolheu “um local histórico” para o que caracteriza como “uma noite de descoberta e admiração, onde a poesia encontra a ciência”. Uma viagem científica e poética, que vai ser conduzida pelo professor e cientista Carlos Fiolhais, e conta com a participação da investigadora Maria Bochicchio. “Este evento, uma pedra angular da programação Camões 500, destaca a intersecção entre a vida, a obra de Luís de Camões e o conhecimento científico da sua época, oferecendo uma nova perspetiva sobre a relevância do poeta no contexto da ciência”, descreve a organização.

 

Segue-se um momento de poesia ao luar, com o coletivo declAMAR Poesia a dar voz à obra “Os Lusíadas” e à Lírica de Camões, num ambiente poético, sob o céu estrelado de Coimbra com a barca serrana “Ó da Roda”. Já as refrações plásticas Camonianas estarão a cargo de António Olaio e Pedro Pousada. “Este evento não só celebra o 500.º aniversário de Camões, mas também promove uma compreensão mais profunda da sua obra, através da lente da ciência”, justifica a organização.

 

A primeira impressão d’”Os Lusíadas” tem data de 12 de março de 1572 e nasceu dos prelos do impressor António Gonçalves, em Lisboa. Este clássico da literatura portuguesa está dividido em dez cantos, que abordam a história dos Descobrimentos e a bravura do povo português na época das grandes navegações, no século XVI.

 

LUSA/CM de Coimbra

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)