27 Março 2024

Museu Municipal inaugura exposições da Bienal e assinala Dia dos Monumentos e Sítios em abril

Museu Municipal inaugura exposições da Bienal e assinala Dia dos Monumentos e Sítios em abril

A programação de abril do Museu Municipal de Coimbra (MMC) e do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) é composta por atividades para o público escolar, pela inauguração de duas exposições no âmbito da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, diversas ações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma sessão do ciclo de conversas “Entrelaçando a História e a Ficção” com o escritor Richard Zimler, um concerto comemorativo do 25 de Abril no Salão Nobre da Câmara Municipal e uma visita acompanhada à nova exposição do CACC, “Do lado mais visível das imagens”.

Em abril, o Museu Municipal tem duas iniciativas para público escolar. A primeira é a oficina do livro “Um mistério no Museu”, decorre de 9 a 12 e de 16 a 19 de abril no Edifício Chiado e é dirigida aos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos (grupos de cinco a 25 alunos). Nesta atividade, no caso do 1º e 2º ciclos, a narração pode acontecer nos três núcleos do Museu que são evocados na história: Edifício Chiado, Torre de Almedina e Torre de Anto. O horário é das 10h00 às 16h00, com uma cadência regular de 60 ou 90 minutos, dependendo da modalidade adotada.

 

A segunda atividade está marcada para o dia 10 de abril, às 10h30, e designa-se “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”. É uma visita encenada à “Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada”, por D. Sesnando Davides, que vai passar a acontecer todas as segundas quartas-feiras do mês para os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos (grupos de cinco a 25 alunos). Ambas as atividades são gratuitas, mas requerem inscrição prévia pelo telefone 239 840 754 ou através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Importa, ainda, recordar que o Museu Municipal não recebe inscrições individuais. Todavia, pode receber grupos, com um mínimo de cinco participantes, formados por pais ou encarregados de educação. Nesta modalidade, o adulto responsável pela marcação, ou outro por este indicado, ficará responsável pelo grupo durante a atividade.

 

A par da programação para os mais novos, o Museu inaugura no dia 6 de abril, às 12h00, a exposição temporária “O Fantasma da Liberdade – Teresa Lanceta”, com curadoria de Ángel Calvo Ulloa e Marta Mestre, que vai estar patente até 30 de junho na Sala da Cidade. A mostra pode ser vista de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00.

 

No mesmo dia, é inaugurada, também, a exposição temporária “Nada me seduz tanto como poder parar”, do Coletivo Pescada N.º 5, no Edifício Chiado, numa ligação à Coleção Telo de Morais. A mostra pode ser vista até 30 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Durante o período de permanência da exposição, a entrada na Coleção Telo de Morais é gratuita.

 

A 18 de abril, o Museu associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que, este ano, tem como tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza”, com entradas gratuitas em todos os núcleos e a oficina “Os monumentos também envelhecem”, no Edifício Chiado, dirigida para alunos do pré-escolar até ao 3.º ciclo. Esta oficina realiza-se a 16 a 19 de abril, das 10h00 às 16h00 (com cadência regular de 90 minutos) e requer inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra-pt.

 

Ainda no âmbito deste programa comemorativo, vai ter lugar, às 10h30, um percurso pela desaparecida muralha de Coimbra (depois desta data, a visita ficará disponível mensalmente, na primeira terça-feira do mês), que tem como ponto de partida a Torre de Almedina. Destina-se a alunos do secundário e público em geral e requer inscrição pelo telefone 239833771 ou através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra-pt.

 

Do programa de dia 18 constam, ainda, ações realizadas no quadro da “Coimbra – Rede de Museus”, designadamente “Conversas ao fim da tarde: Coimbra entre desastres e conflitos”, às 18h00, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, moderadas por Luísa Trindade, sobre a água, em particular sobre “A água na singularidade do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra”, por Francisco Pato de Macedo, sobre o ar, com o tema “Jardim Botânico da universidade de Coimbra: notas sobre resiliência e recuperação após o ciclone Leslie”, por António Gouveia, sobre o fogo, com o mote “Ex-funere vita: as várias vidas do Colégio de Santo Agostinho”, por Joel Araújo, e, por fim, sobre a terra, com o tema “…nem tanto à terra!”: a construção da Cidade Universitária e a destruição da Alta da cidade de Coimbra”, por Milton Pedro Dias Pacheco.

 

A 18 de abril, são publicados os primeiros testemunhos, na página de Facebook do MMC e do CACC, da iniciativa “O Guardador de Valor: Testemunhos de Futuro”. Nesta ação, com o mote “O monumento é inseparável da História, da qual é testemunho”, convida-se a comunidade a fazer chegar ao Museu testemunhos orais, fotografias ou desenhos. Estes contributos devem acompanhar a linha do tempo dos edifícios. Recorda-se que são tão preciosos os testemunhos mais antigos, como os da atualidade, de quem está no presente a fruir destes espaços. Este é um projeto em aberto, que visa a criação de um arquivo de memórias. Os testemunhos poderão ser enviados através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt ou recolhidos por marcação com os técnicos do Museu e do CACC através dos contactos 239 840 754 ou 239 828 052. No dia 18 de abril, a entrada nos núcleos do Museu e no CACC é gratuita.

 

A 19 de abril, às 18h00, acontece mais uma sessão do Ciclo de Conversas “Entrelaçando a História e a Ficção”, no Edifício da Inquisição, desta vez com o escritor Richard Zimler, nascido em Nova York e há muitos anos radicado em Portugal, no Porto. O escritor vai falar sobre a sua obra “A Aldeia das Almas Desaparecidas”. O ciclo “Entrelaçando a História e a Ficção” tem a participação de autores cujas obras exploram os eventos verídicos da história dos judeus, especialmente focados na época da Inquisição, e através das quais o público terá a oportunidade exclusiva de explorar os meandros das suas criações literárias, entender a escolha das temáticas e mergulhar nas histórias que unem o passado e a imaginação.

 

É também no Edifício da Inquisição que no dia 20 de abril, às 15h30, vai ter lugar a visita acompanhada à exposição “Judeus de Coimbra”, para grupos de cinco a 25 pessoas. Esta iniciativa requer inscrição pelo telefone 239 840 754 ou por e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Ainda no dia 20 de abril, às 19h00, está marcado o concerto comemorativo do 25 de Abril “Traz outro amigo também”, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com repertório de Zeca Afonso. Um concerto protagonizado por António Ataíde (voz), acompanhado por Rui Pato e Nuno Botelho à guitarra clássica e Bruno Costa na guitarra portuguesa. A entrada é livre, mas limitada ao espaço existente.

 

Já a 23, 24 e 26 de abril, o Museu convida todos a passarem pelo Edifício da Inquisição, aberto de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00, para deixarem uma mensagem escrita, sob o mote “Da tolerância à perseguição | Da tolerância à liberdade, Vem VIVER ABRIL”. De referir, ainda, no dia 27 de abril, as entradas são gratuitas em todos os núcleos do MMC, nos respetivos horários, promovendo desta forma a acessibilidade a todas as franjas de público.

 

Por sua vez, no CACC está patente, até 23 de junho, a exposição temporária “Do lado mais visível das imagens”. Já no dia 27 de abril, às 15h00, tem lugar a visita acompanhada a essa exposição pelos curadores José Maçãs de Carvalho e Daniel Madeira. Esta iniciativa requer inscrição pelo telefone 239 828 052 ou através do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. Às 16h00, acontece a oficina Artsketchers, como sempre no quarto sábado do mês, destinada a maiores de 18 anos. A inscrição é gratuita, mas deve ser efetuada previamente para o telefone 239 828 052 ou para o e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. O material é da responsabilidade do participante.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×