Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

11 Março 2024

Prova “Elite Internacional Quebra Costas” junta cerca de 500 bombeiros no dia 16 de março

Prova “Elite Internacional Quebra Costas” junta cerca de 500 bombeiros no dia 16 de março

A primeira prova “Elite Internacional Quebra Costas 2024”, que vai decorrer no dia 16 de março, no Quebra Costas, vai contar com a participação de cerca de 500 bombeiros. Esta é uma prova de resistência, espírito de sacrifício e superação, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, que desafia os participantes a fazerem um percurso de 500 metros entre o Arco de Almedina e a Universidade, equipados devidamente com o Equipamento de Proteção Individual (EPI). A prova foi apresentada hoje, dia 11 de março, em conferência de imprensa, no Fado ao Centro, pelo vereador da Proteção Civil, Carlos Matias Lopes, pelo comandante dos Bombeiros Sapadores, Paulo Palrilha, e pelo adjunto técnico dos Bombeiros Sapadores, Carlos Carecho.

A prova, que dá continuidade à iniciativa “Bombeiro de Elite”, mas que este ano assume caráter internacional, vai contar com a participação de 500 bombeiros de cinco nacionalidades, representando 94 corporações de Portugal continental (461 bombeiros) e uma da Madeira (1 bombeiro), equipas de Espanha (Salamanca e de Santiago de Compostela, cidades geminadas com Coimbra, no total de oito), França (uma equipa de cinco de Aix-en-Provençe, igualmente geminada com Coimbra), do Brasil (17 de Fortaleza) e participação individual de um bombeiro do Reino Unido e outro da Argentina.

 

Os participantes vão percorrer, em contrarrelógio, um percurso de 500 metros desafiador e íngreme, a famosa subida do Quebra Costas (com partida do Arco de Almedina e chegada à Universidade de Coimbra), com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%, composta por escadas e com curvas sinuosas, equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas de incêndio urbano e industrial, cogula (devidamente colocada e mantida até ao final da prova), luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório (ARICA), o que representa cerca de 30 quilos em equipamento.  

 

Este desafio é, pois, uma experiência de superação pessoal, que tem como objetivo destronar o vencedor da primeira edição, de caráter nacional, o Bombeiro Sapador de Coimbra Paulo Costa, com o tempo de três minutos e um segundo, que também marcou presença na apresentação de hoje.

 

Os participantes serão divididos em sete escalões (feminino e masculino): 18 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e + de 60 anos. Haverá lugar a classificação individual (melhor tempo individual cronometrado) e classificação por equipa, por Corpo de Bombeiros (que resulta da média da soma dos três melhores tempos dos operacionais desse Corpo de Bombeiros). Em caso de empate, vence o atleta mais velho nos individuais e a equipa cuja soma total das idades seja mais elevada. O regulamento da prova sublinha, contudo, que os participantes serão desqualificados pelo júri se comparecerem no local da partida com EPI incompleto ou não normalizado, se não respeitarem as instruções da organização e se retirarem equipamento em qualquer momento da prova. O regulamento completo está disponível aqui.

 

Este evento é uma oportunidade para os bombeiros testarem os seus limites pessoais e coletivos, mas é também um dia de festa, de troca de experiências e de convívio entre as corporações de bombeiros, fora dos momentos de alto desgaste e de stress inerentes a esta profissão arriscada e exigente.

 

Paralelamente, o Município de Coimbra aproveitou esta oportunidade para fomentar a partilha de experiências com as corporações internacionais num programa específico desenvolvido em colaboração com o Gabinete de Relações Internacionais e Institucionais da CM de Coimbra. Para além da receção de boas-vindas na Companhia de Bombeiros Sapadores, o programa conta com uma sessão de acolhimento na sexta-feira, dia 15 de março, às 16h00, na Casa Municipal da Cultura, com a presença do vereador Carlos Matias Lopes, uma apresentação da cidade e ainda um workshop de partilha de experiências e de estratégias de atuação no domingo, dia 17 de março, na Casa Municipal da Proteção Civil.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)