20 Março 2024

Voluntários para o Casa Adentro 2024 podem inscrever-se até ao dia 25 de março

Voluntários para o Casa Adentro 2024 podem inscrever-se até ao dia 25 de março

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com o Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e o Centro Cultural Penedo da Saudade (CCPS) do Instituto Politécnico de Coimbra, com a coordenação de Margarida Mendes Silva e produção da Cultura e Risco Associação Cultural vão realizar o Casa Adentro 2024, que vai decorrer dia 4 de maio em edifícios icónicos da cidade. Nesse sentido, as entidades lançam um desafio à sociedade civil, uma “Open Call” para a participação de voluntários que queiram contribuir para a redescoberta do valor arquitetónico, artístico e cultural de espaços únicos da cidade. O período para a apresentação de candidaturas para o Casa Adentro 2024 está aberto até ao próximo dia 25 de março.

A 2a edição do projeto Casa Adentro propõe aproximar a arquitetura dos cidadãos, proporcionando uma leitura atenta dos edifícios, através de visitas guiadas gratuitas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas (arquitetos, historiadores ou investigadores). Celebrar a arquitetura é o desafio que se lança à comunidade, através de um roteiro que inclui mais de uma dezena de equipamentos de diferentes tipologias, épocas, valências e usos, com valor arquitetónico, artístico e cultural, ocupando cada um deles um lugar especial no património e na memória da cidade.

 

Para tal, procuram-se voluntários para a realização de visitas guiadas a edifícios icónicos da cidade, alguns deles menos acessíveis ao público em geral. Espírito de equipa, capacidade de comunicação, gosto pela Arquitetura e Urbanismo ou por História de Arte são requisitos essenciais. A equipa de voluntariado vai ter acesso a uma sessão de formação e a participar numa visita preparatória, de forma a estar devidamente preparada para interagir com o público. As tarefas a desempenhar incluem a receção, informação ao público e gestão de visitantes, a realização de visitas guiadas ao espaço e apoio a especialistas e a organização logística no local. A equipa de voluntariado será distribuída por turnos, em grupos de dois membros em cada equipamento. O percurso contempla roteiros urbanos distribuídos por áreas geográficas distintas, com equipas próprias.

 

A iniciativa contempla ainda várias ofertas para os voluntários como bilhetes para espetáculos em equipamentos culturais municipais e uma festa final de agradecimento.

 

Para participar, basta preencher o formulário disponibilizado pelo Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra aqui, e enviar para o e-mail cultura@ipc.pt, até às 23h00 do dia 25 de março.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×