8 Abril 2024

Circuito das Beiras volta à estrada em junho

Circuito das Beiras volta à estrada em junho

Depois do sucesso da primeira edição do Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop, a prova, organizada pelo Clube Escape Livre, em colaboração com os municípios de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda, que recria a primeira corrida automobilística por etapas realizada em Portugal, volta à estrada entre 27 e 30 de junho. A prova foi apresentada, na passada sexta-feira, dia 5 de abril, no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda, e contou com a presença do presidente das Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, além do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes.

Assumindo uma desejável rotatividade, a edição de 2024 da prova, imaginada por Tavares de Mello, mantém o percurso de cerca de 400 quilómetros e vai sair da Guarda rumo a Coimbra, seguindo, depois, para Castelo Branco e regressando à Guarda, cidade que será, assim, ponto de partida e de chegada. Desta forma, o Clube Escape Livre cumpre a promessa feita desde a primeira hora de rodar a cidade de partida e de chegada a cada edição. Por outro lado, esta rotatividade permite algumas mudanças em termos de percurso para proporcionar ainda maior prazer de condução.

 

Da alteração da cidade de partida e chegada do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop nasceu a ideia de uma parceria entre o Clube Escape Livre e o Moto Clube da Guarda para celebrar a primeira corrida de Motocicletas em Portugal. Aconteceu há 121 anos e ligou, exatamente, a Guarda a Coimbra. Desta forma, motos e automóveis vão fazer a primeira etapa do evento em conjunto o que adiciona camada extra de interesse à iniciativa.

 

Outra novidade da edição de 2024 reside na internacionalização do evento. A cerca de dois meses da realização do passeio estão inscritas várias equipas estrangeiras que trazem os seus clássicos até Portugal. Juntam-se a vários outros participantes nacionais que já colaram o seu nome à lista de inscritos.

 

“O Escape Livre recuperou uma memória do passado e acabou por ser um desfile magnífico de automóveis antigos que destacou, muito, a nossa região”, referiu José Manuel Silva, durante a apresentação da prova. “A parceria entre o Clube Escape Livre e Coimbra correu tão bem que, naturalmente, não poderíamos deixar de apoiar este evento”, acrescentou o presidente da CM de Coimbra.

 

 

 

Para a edição deste ano mantiveram-se as parcerias com o Museu do Caramulo, Museu de História de la Automocion de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e Automóvel Clube de Coimbra, além do apoio das Câmara Municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda a que se juntaram a Câmara Municipal do Sabugal e a Junta de Freguesia de Casteleiro, concelho e freguesia onde nasceu Tavares de Mello. O patrocínio continua a ser da Bridgestone e First Stop com o Grupo Litocar a ser responsável pela marca oficial do evento.

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×