17 Abril 2024

CM de Coimbra realiza cerimónia oficial de partida do Vodafone Rally de Portugal 2024

CM de Coimbra realiza cerimónia oficial de partida do Vodafone Rally de Portugal 2024

Coimbra vai acolher, no dia 9 de maio, o evento WRC VRP Cerimonial Start Coimbra Vodafone Rally de Portugal 2024, que vai para a estrada entre os dias 9 e 12 de maio. Trata-se da maior prova do calendário automobilístico nacional, que vai trazer à cidade os melhores pilotos mundiais da atualidade. A CM de Coimbra volta a apoiar a realização do evento, na sequência de um protocolo de coorganização com o Automóvel Club de Portugal (ACP), aprovado na reunião do Executivo municipal de dia 15 de abril.

De acordo com a proposta de protocolo, o Município de Coimbra concede ao ACP um apoio financeiro de 224 mil euros, como contrapartida da realização da partida cerimonial em Coimbra, bem como para fazer face as inúmeras despesas de produção inerentes ao evento. Já o ACP tem a obrigação de assegurar todos os custos de produção e de promoção, através da contratualização de toda a produção técnica e executiva do evento.

 

Com este acordo, estão reunidas as condições para que no próximo dia 9 de maio, a Avenida de Conímbriga e zona envolvente acolha milhares de aficionados para o arranque oficial do Vodafone Rally de Portugal 2024.

 

A CM de Coimbra entende que é através deste tipo de realizações, de manifesto e relevante interesse municipal, que o Município consolida Coimbra como uma cidade de referência na organização e no acolhimento de grandes eventos internacionais e, desta forma, projeta a Região como destino turístico de excelência. Acresce, ainda, a indubitável importância para as atividades desportivas e a exponencial dinamização das atividades socioeconómicas na região de Coimbra que este evento irá acarretar.

 

Um estudo de impacto económico realizado pela Universidade do Algarve – que monitoriza o impacto do evento desde o regresso da prova ao WRC, em 2007 – concluiu que a edição de 2023 do Vodafone Rally de Portugal gerou um impacto económico recorde de 164,7 milhões de euros na economia nacional, com especial incidência nos 15 concelhos do norte e do centro do país pelos quais a prova passou.

 

O Vodafone Rally de Portugal 2024 inclui 22 troços e 335,26km. Depois do tradicional shakedown em Baltar, a partida volta a ser dada em Coimbra, a 9 de maio, e o primeiro dia acaba com uma super especial na Figueira da Foz. No dia 10, o itinerário contempla dupla passagem pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil. A 11 de maio, a prova decorre no norte do país, com passagem por Felgueiras, Montim, Amarante, Paredes, terminando com uma super especial em Lousada. No último dia, 12 de maio, as decisões estão agendadas para os troços de Cabeceiras de Basto e Fafe.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×