15 Abril 2024

Coimbra BD está a chegar ao Convento São Francisco e contará com a presença de mais de 40 autores e ilustradores

Coimbra BD está a chegar ao Convento São Francisco e contará com a presença de mais de 40 autores e ilustradores

A Coimbra BD, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, vai ter lugar entre os dias 25 e 28 de abril no Convento São Francisco. A edição de 2024, que se insere na programação municipal para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, vai contar com a presença de mais de 40 autores e ilustradores que vão partilhar as suas obras e arte com todos os visitantes e fãs de BD.

Luís Louro, uma das maiores referências da BD a nível nacional, será um dos autores convidados. São muitas as obras de Luís Louro que se podem destacar entre as quais “Jim Del Monaco”, que se tornou mítica no panorama da BD em Portugal, “Alice na Cidade das Maravilhas”, “Coração de Papel”, “O Halo Casto”, “Cogito Ergo Sum”, “Éden”, “Dante” ou “O Corvo”, entre outras. O autor é responsável pelo cartaz oficial do evento e irá partilhar com os fãs a celebração do 30º aniversário da sua icónica personagem, O Corvo. 

 

Nuno Saraiva também marcará presença no evento com a apresentação do seu livro ilustrado e com BD, “25 de Abril No Princípio era o Verbo”. João Mascarenhas e Fernando Cabrita terão em destaque a sua obra e exposição “A Norte de Sul Nenhum”, que volta a juntar a música e a BD numa história que aborda o drama dos refugiados.

 

Penim Loureiro é outro dos nomes confirmados na Coimbra BD 2024 com a exposição “Homenagens à Alma” com recriações da série de BD, “Umbigo do Mundo” feitas por vários autores portugueses.

Pedro Moura e Susa Monteiro terão em destaque a sua adaptação à BD da obra “Mensagem” de Fernando Pessoa. Pedro Moura é responsável pelo argumento e Susa Monteiro pela ilustração. “Mensagem” terá ainda uma exposição própria com pranchas originais.

 

“A Revolução Interior: À Procura do 25 de Abril” terá também um destaque especial com uma exposição dos autores João Ramalho Santos e João Miguel Lameiras. Através do diálogo entre um fotógrafo que viveu de perto a Revolução de 1974 e o seu filho, a obra procura explicar, de forma simples, mas rigorosa, a importância do 25 de Abril, os seus antecedentes e as portas que abril abriu.

Autor natural de Coimbra, que tem marcado presença regular na Coimbra BD, André Caetano regressa com uma mostra de pranchas originais dos seus dois mais recentes livros: “Volta: O Despertar dos Gigantes de Gelo”, onde volta a colaborar com André Oliveira e “Little Girl”, uma versão muito pessoal e sem palavras da lenda do Capuchinho Vermelho, em que assegura o argumento e os desenhos.

 

O livro “Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade” terá uma apresentação dedicada com a presença dos autores Maria João Claré, Mário André, João Macedo Bandeira e Jorge Rodrigues. Esta antologia celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos com oito BDs de abordagens variadas, do humor ao drama e da ação histórica à alegoria. As narrativas são baseadas em momentos-chave do movimento militar, em visões pessoais da data e ainda em explorações especulativas sobre a sociedade nacional.

 

A Coimbra BD 2024 contará ainda com a presença de conceituados nomes como: Henrique Gandum e Duarte Gandum; Joana Mosi; Joana Afonso; Derradé; André Lima Araújo, Joana Rosa ou Jorge Coelho, entre outros.

 

Todos os autores estarão presentes em diversos momentos do evento, tais como apresentações, painéis e sessões de autógrafos.

 

A Coimbra BD 2024 terá lugar entre 25 e 28 de abril no Convento São Francisco e estará aberta ao público entre as 10h00 e as 20h00 na quinta, na sexta-feira e ao sábado, e entre as 10h00 e as 18h00 no domingo. Todos os dias são de entrada livre.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×