23 Abril 2024

Concerto “É bonita a festa!” celebra Abril na próxima quinta-feira na Praça do Comércio

Concerto “É bonita a festa!” celebra Abril na próxima quinta-feira na Praça do Comércio

Um dos pontos altos do programa municipal para as comemorações do 50 anos do 25 de Abril, que decorrem já esta quinta-feira, é o concerto É Bonita a Festa”, numa alusão à música Tanto-Mar de Chico Buarque, que vai juntar a Brigada Victor Jara, o Coletivo Tanto-Mar e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila, num espéculo imperdível, a partir das 18h30, na Praça do Comércio. O concerto é gratuito e aberto a todos os que se quiserem juntar nesta celebração dos 50 anos do Dia da Liberdade.

Um dos momentos mais aguardados das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tem início às 18h30 na Praça do Comércio. “É Bonita a Festa” é um concerto evocativo do 25 de Abril, dirigido a toda a população, que conta com a participação da Brigada Victor Jara, do Coletivo Tanto-Mar e do Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila.

 

Recorde-se que a Brigada Victor Jara, formada em 1975, era inicialmente um grupo espontâneo de jovens de Coimbra, de cariz interventivo, que se foi impondo e hoje é conhecido como um dos mais importantes grupos de música tradicional portuguesa. Já o Coletivo Tanto-Mar é fruto da iniciativa da Câmara Municipal de celebrar os 200 anos de independência do Brasil. Por fim, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila foi fundado em 1974 e procura transmitir as tradições do povo da sua terra e da sua região. O grupo foi convidado a integrar o concerto pela comemoração simbólica dos 50 anos da sua atividade.

 

Importa, ainda, lembrar que o programa das comemorações dos 50 anos do 25 Abril tem início às 9h30, com a habitual cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, com a participação de bandas filarmónicas do concelho, seguida da Sessão Solene no Salão Nobre da CM de Coimbra e da realização de uma Assembleia Municipal Jovem. Às 10h00, têm início os Contos de Liberdade na biblioteca jardim “Ler ao Cubo” do Parque Verde do Mondego.

 

Já da parte da tarde, está marcada a inauguração da Coimbra BD 2024, às 15h00, no Convento São Francisco. Meia hora depois da inauguração da mostra, é apresentado o novo roteiro turístico “A Coimbra do Zeca Afonso” no Salão Nobre da Câmara Municipal.

 

Às 16h30, é inaugurada a Praça 25 de abril, um dos locais da cidade mais fortemente intervencionados no âmbito das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego. A abertura deste espaço, além de permitir retomar a circulação na zona, é simbólica de como a cidade se modificará, tornando-se mais coesa, social e territorialmente, e ambientalmente mais sustentável. Ainda no âmbito das obras do Metrobus, a Câmara Municipal de Coimbra, a Infraestruturas de Portugal e a Metro Mondego assinalam, de seguida, a abertura ao trânsito do viaduto da Rua Manuel de Almeida e Sousa, junto à Estação de Coimbra B.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×