16 Abril 2024

Convento São Francisco acolheu Bolsa de Empregabilidade que promove a contratação na área do Turismo

Convento São Francisco acolheu Bolsa de Empregabilidade que promove a contratação na área do Turismo

A Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco, acolheu hoje, dia 16 de abril, a segunda edição da Feira de Emprego do Centro, que se revelou um sucesso. O evento, organizado pela Bolsa de Empregabilidade e Turismo Centro de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, tem como objetivo pôr em contacto os empregadores e os candidatos a trabalhar na área do Turismo. Durante todo o dia, milhares de candidatos encheram o espaço para conhecerem as ofertas de 50 empresas que querem contratar na área do turismo. O vereador do Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca, esteve presente na sessão de abertura do evento.

Aconteceu hoje, na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco, a segunda edição da Feira de Emprego do Centro. A iniciativa revelou-se um sucesso, ao juntar 50 empresas que procuram trabalhadores no Turismo, 300 estudantes e cerca de 1200 candidatos a empregos no setor. Os candidatos são estudantes de instituições de ensino superior e profissional das áreas de turismo, assim como desempregados identificados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e também profissionais de outras áreas que estejam interessados em novas oportunidades.

 

A segunda edição da iniciativa, coorganizada pela Turismo Centro de Portugal, aconteceu na sequência do enorme sucesso da primeira edição, em 2023, e teve o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. A sessão de abertura da Feira contou com a presença de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo do Centro de Portugal e Alberto Costa, delegado regional do Centro do IEFP, além de António Marto, do Fórum Turismo, responsável pela organização deste encontro.

 

Este evento é de grande importância para Coimbra e não tenho dúvidas de que será mais uma vez um grande sucesso, neste espaço privilegiado que é o Convento São Francisco”, afirmou, na sua intervenção, o vereador Miguel Fonseca. “Que seja uma bolsa muito profícua e que daqui saia um futuro mais radioso para Coimbra e para o país, acrescentou.

 

Já Carlos Abade recordou que o setor do turismo tem um peso significativo na economia nacional e no emprego, registando crescimentos sucessivos ao longo dos anos”. “Quem procura emprego no Turismo pode ter a certeza de que é um setor em crescimento e em transformação, cada vez mais exigente, responsável e sustentável. O crescimento da média dos salários no setor do Turismo tem sido o dobro do crescimento médio dos salários na economia nacional. Estamos no caminho certo, concluiu o presidente do Turismo de Portugal.

 

Antes, Adriana Rodrigues tinha elogiado o evento, por responder a um dos problemas centrais para as empresas de turismo: a falta de trabalhadores. Já Alberto Costa enalteceu a importância do trabalho feito pelo Fórum Turismo na Bolsa de Empregabilidade, enquanto António Marto realçou o facto de as Bolsas de Empregabilidade, que organiza desde 2016, serem uma aposta no futuro. “Estamos aqui a construir o futuro. O futuro dos candidatos, o futuro das empresas e o futuro do setor do turismo”, destacou.

 

Durante a iniciativa, tiveram também lugar dois workshops intitulados “Do Convento para o Bar”, por parte da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e ainda um workshop da Master D, com o tema “A importância da formação no mundo do Turismo”.

 

A Feira de Emprego do Centro é organizada pela Bolsa de Empregabilidade, hub de contratação em Turismo, juntando cerca de 50 empresas de hotelaria, restauração, recursos humanos, animação turística e similares, com o objetivo de reunir quem procura trabalho na área do turismo e quem procura identificar talentos neste setor.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila
Turismo Centro de Portugal

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×