19 Abril 2024

Exposição “Dançar um corpo de sons” de João Bento inaugura amanhã no Convento São Francisco

Exposição “Dançar um corpo de sons” de João Bento inaugura amanhã no Convento São Francisco

A exposição “Dançar um corpo de sons”, do artista sonoro e visual João Bento, inaugura amanhã, dia 20 de abril, pelas 18h00, na Galeria Pedro Olayo (filho) do Convento São Francisco, com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva. A exposição, de entrada gratuita, é apresentada no âmbito da programação do festival Abril Dança Coimbra e pode ser visitada até ao dia 30 de junho, de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00 (última entrada às 19h30).

O programa de inauguração da exposição “Dançar um corpo de sons”, marcado para amanhã, às 18h00, integra uma visita guiada à exposição por João Bento, seguida de uma conversa com a jornalista, especialista em artes performativas e escritora Cláudia Galhós. A conversa irá decorrer no Café Concerto do Convento São Francisco.

 

João Bento é artista sonoro e visual. Compõe som e música para dança, performance, teatro, cinema, instalações e live acts, articulando gravações de campo, instrumentos analógicos/eletrónicos e objetos sonoros. Desenvolve o seu trabalho nos campos das artes plásticas e da instalação sonora, pondo em relação arquivos de som e processos que muitas vezes questionam a memória e o território. Colabora com diferentes artistas, coreógrafos, realizadores e encenadores como desenhador de som, músico e performer, não sem deixar de se envolver em diferentes projetos musicais. A solo e em colaboração, apresentou trabalhos pela Europa, México, Índia, Colômbia, Chile, Uruguai e Bangladesh.

 

“Dançar um corpo de sons”, integra a programação do festival Abril Dança Coimbra, é também uma exposição que assinala 20 anos de um percurso de criação dedicado à composição sonora. “Em 2024, cumprem-se 20 anos desde que comecei a criar som para palcos, através de performance, música ao vivo e, sobretudo, colaborações na área da dança com coreógrafos nacionais e internacionais”, afirma João Bento.

 

O festival Abril Dança Coimbra é organizado pelo Convento São Francisco/Câmara Municipal de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente/Universidade de Coimbra, O Teatrão e A Escola da Noite, partindo de um interesse comum pela dança contemporânea, reconhecendo o lugar central que esta ocupa na renovação da linguagem das artes performativas nas últimas décadas.

 

Toda a programação do Convento São Francisco pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais deste espaço municipal. O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×