16 Abril 2024

Município disponibilizou às escolas dois filmes educativos no âmbito do projeto “Movimento S”

Município disponibilizou às escolas dois filmes educativos no âmbito do projeto “Movimento S”

A Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito do projeto “Movimento S”, adquiriu recentemente o licenciamento e cedência de direitos de exibição ilimitada, para este ano, dos dois filmes produzidos até à data pela Filmideia, associação cultural vocacionada para a produção de conteúdos audiovisuais, que, desde 2012, desenvolve projetos educativos, numa política de intervenção social e direitos humanos, com enfoque nas temáticas da saúde, educação e cidadania. Os dois filmes, sobre obesidade infantil e sustentabilidade e ambiente, já foram disponibilizados a todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do concelho.

Os filmes abordam temas como a obesidade infantil e a sustentabilidade e ambiente, têm como público-alvo preferencial os alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB)  e foram já disponibilizados a todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas. Agora, cada unidade de gestão poderá adotar as metodologias que entender mais adequadas à sua realidade para o visionamento dos filmes. A Câmara Municipal disponibilizou, ainda, vários equipamentos municipais para a visualização dos filmes:  o Convento de São Francisco (Blackbox), a Casa Municipal da Cultura (Auditório e Sala Francisco Sá de Miranda) e o Conservatório de Música de Coimbra (Auditório).

 

O projeto “Movimento S”, reconhecido pela Direção-Geral da Educação, tem tido um grande impacto junto da comunidade educativa, a nível nacional, por se apresentar inovador e apelativo enquanto conteúdo e ferramenta pedagógica que tem permitido aos docentes abordar temáticas tão importantes para os alunos de uma forma lúdica e apelativa. O Movimento S é um programa promotor de estilos de vida saudáveis e comportamentos sociais, que surge no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

 

Em 2023, as crianças da educação pré-escolar do concelho de Coimbra tiveram a oportunidade de participar na “Websérie Dimensão S”, constituída por 13 episódios e quizzes pedagógicos, abordando o tema da obesidade infantil. Este ano, a Câmara Municipal de Coimbra adquiriu o licenciamento e cedência de direitos de exibição ilimitada destes dois filmes que têm como público-alvo preferencial crianças que frequentem a educação pré-escolar e o 1º CEB. Contudo, nada impede que o mesmo seja utilizado como recurso pedagógico para o 2º CEB, caso assim seja entendido pelas escolas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×