11 Abril 2024

Projeto “Horta da Escola” arrancou na Escola Básica de Vilela

Projeto “Horta da Escola” arrancou na Escola Básica de Vilela

Foi apresentado na tarde de hoje, dia 11 de abril, na Escola Básica nº 1 de Vilela do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, na União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, o projeto “Horta da Escola”. A iniciativa contou com a presença da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, do vereador da Agricultura, Alimentação, Hortas Comunitárias, Francisco Queirós, do presidente da União de Freguesias, Horácio Costa, bem como dos representantes dos serviços municipais envolvidos no projeto e do agrupamento escolar.

O projeto “Horta da Escola” é dirigido aos estabelecimentos escolares que querem criar uma horta – ou que já a tenham – e necessitem de acompanhamento técnico para a sua criação e/ou manutenção. A criação da horta parte sempre da própria escola e este projeto pretende ser uma ferramenta educacional de promoção de entreajuda, disciplina e desenvolvimento de conceitos básicos sobre agricultura e as espécies vegetais.

 

A Câmara Municipal, em articulação com as Juntas de Freguesia, vai apoiar a sua criação e/ou manutenção, disponibilizando materiais de trabalho essenciais, apoio técnico e ajuda em intervenções operacionais. O projeto, como instrumento pedagógico, permite explorar novos conhecimentos, através de atividades práticas, com vista à promoção do contacto dos alunos com a terra e os seus produtos, de forma a fomentar várias abordagens nas disciplinas base do plano curricular.

 

As hortas na escola podem funcionar como um elemento diferenciador na educação pessoal e social, trazendo, ainda, outros benefícios indiretos – promovem a atividade física, a proximidade com a origem dos alimentos, a saúde e o bem-estar emocional das crianças e adultos. Este projeto pode criar hábitos, outros gostos e outra perspetiva da alimentação, levando os alunos a aperceberem-se das épocas de produção, da sazonalidade das colheitas, das diferenças entre variedades, valorizando mais o produto.

 

Para ajudar os professores na tarefa de coordenar os trabalhos e as atividades com os alunos, os serviços técnicos municipais desenvolveram um “Caderno Informativo”.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×