A aplicação, desenvolvida no seio do #CoimbraCityLab, mas que partiu de discentes de mestrado e docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, permite a leitura de códigos QR, situados em pontos de interesse, suportando assim funcionalidades de monitorização do utilizador, que será recompensado por boas práticas.
A aplicação está em fase final de desenvolvimento e, agora, é necessário proceder à sua experimentação para se aferir sobre a sua viabilidade e adequabilidade em contexto real. O Departamento de Educação e Saúde do Município de Coimbra solicitou, para tal, a colaboração da Escola Jaime Cortesão, para a experimentação da solução tecnológica por um grupo de alunos. Pretende-se, inicialmente, realizar uma experimentação dirigida a um público-alvo com um número mais reduzido, envolvendo uma turma de 22 alunos, do 10º ano.
Para o efeito, cada aluno deverá descarregar a aplicação para o seu telemóvel de forma a poder cumprir os objetivos propostos, que serão a “frequência da cantina escolar” e a “requisição de livros na biblioteca escolar”. Por cada objetivo cumprido, os alunos participantes acumulam pontos na aplicação que serão, posteriormente, convertidos em prémios.
O teste deverá decorrer por um período de três semanas e as recompensas são asseguradas pelo Município durante os meses de junho e julho. Com a colaboração do Departamento de Cultura e Turismo e do Departamento de Juventude e Desporto, a Câmara vai disponibilizar entradas em diversos equipamentos municipais, no valor total de 263,58 euros.