O programa conta ainda, além da exposição, com as conferências “Livros de Pessoa de Lourenço”, por João Dionísio (FLUL), no dia 16 de julho, às 18h00, e “Submergir a grandeza sob as explicações: o Pessoa de João Gaspar Simões na leitura anotada de Eduardo Lourenço”, com Osvaldo Manuel Silvestre (FLUC) e A. E. Maia do Amaral (BGUC), bem como visitas guiadas com os curadores António Pedro Pita, no dia 4 de junho, às 18h00, Rui Jacinto no dia 18 de junho, às 18h00 e Manuel Portela, no dia 2 de julho, às 18h00. A reserva de lugar é obrigatória para as conferências e visitas guiadas, através do e-mail. Toda a informação está disponível no site da BGUC.
Eduardo Lourenço amava e precisava dos seus livros e, contudo, decidiu em vida deixá-los partir numa intenção evidente de dar a ler aos outros. Repartiu a sua biblioteca por entidades diversas, em várias cidades, cabendo à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a parte da «Pessoana», livros de e sobre Fernando Pessoa, um dos seus grandes e heterodoxos interesses intelectuais. Separados por sua mão, segundo o seu próprio critério, são cerca de 500 obras, incorporadas em 2014, que se encontram tratadas e acessíveis no nosso catálogo integrado.
A exposição “Eduardo PESSOA Lourenço” tem dois objetivos principais: por um lado, dar a conhecer a biblioteca pessoana de Eduardo Lourenço; por outro, dar a ver a partir das suas práticas de leitura, tal como se podem inferir das marcas e sinais nos próprios livros, a natureza decisiva do seu encontro com Pessoa. O olhar poliédrico que propomos sobre a leitura de Pessoa encontra-se dividido em oito facetas: “Pessoana ativa”, “Pessoana passiva”, “fazer biblioteca/dar a ler”, “ler ou desistir de ler”, “regressar ao livro”, “uma vida dentro do livro”, “usar livros e bibliotecas” e “usar a BGUC”. A exposição permite ainda imaginar perguntas mais vastas: como dialoga a produção pessoana de Eduardo Lourenço com as suas leituras? Como se relacionam as referências explícitas com as referências implícitas nessa produção? Como lê um escritor? Como lê heteronimicamente? Com a exposição “Eduardo PESSOA Lourenço”, a BGUC associa-se às comemorações do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço.
Atividades e inscrições
Todas as atividades terão lugar na Sala de São Pedro, no 2.º piso da BGUC. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (para o email bg-eventos@bg.uc.pt ou nos formulários indicados), devido à lotação limitada.
PALESTRAS
INAUGURAÇÃO «Livros de Pessoa de Lourenço», João Dionísio (FLUL), 21 de maio, terça-feira, 18h00 | INSCRIÇÃO
TESOUROS DA BGUC «Submergir a grandeza sob as explicações: o Pessoa de Joao Gaspar Simões na leitura anotada de Eduardo Lourenço», com Osvaldo Manuel Silvestre (FLUC) e A. E. Maia do Amaral (BGUC), 16 de julho, terça-feira, 18h00 | INSCRIÇÃO
VISITAS GUIADAS
António Pedro Pita 04 de junho, terça-feira, 18h00 | INSCRIÇÃO
Rui Jacinto 18 de junho, terça-feira, 18h00 | INSCRIÇÃO
Manuel Portela 02 de julho, terça-feira, 18h00 | INSCRIÇÃO