Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

29 Maio 2024

CM de Coimbra apoia Festival das Artes Quebra Jazz com 90 mil euros

CM de Coimbra apoia Festival das Artes Quebra Jazz com 90 mil euros

O 15º Festival das Artes QuebraJazz, que irá decorrer de 17 de julho a 31 de agosto, é comparticipado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra em 90 mil euros. O apoio à Associação Cultural Quebra Costas foi aprovado na reunião do executivo municipal de dia 27 de maio.

Começa no próximo dia 17 de julho a 15ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, um dos festivais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, que este ano conta com um programa bastante diversificado, onde a música tem um papel de destaque com obras, homenagens ou alusões à temática do festival “Mensageiros”. Em 2024 celebram-se os 50 anos da mensagem de liberdade deixada pelo 25 de Abril e os 500 anos do nascimento de Camões, um grande mensageiro da cultura portuguesa.

 

A CM de Coimbra apoia este ano esta iniciativa através de uma comparticipação de 90 mil euros à Associação Cultural Quebra Costas, assim como isenções do pagamento de taxas diversas e apoio na divulgação.

 

O Festival das Artes QuebraJazz é o único festival da região de Coimbra com o selo de excelência “Remarkable Arts Festival”, pela European Festivals Association – Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE).

 

No primeiro dia, 17 de julho, inaugura no Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado, com produção e curadoria do Centro de Artes Visuais – Encontros de Fotografia, a exposição “Mensagem”. Pelo Anfiteatro Colina de Camões irão desfilar grandes nomes como Luís Figueiredo e a Orquestra Metropolitana de Lisboa que apresentam, em lançamento e em estreia, a obra “Anima – A música como mensageira de humanidade”, onde a música clássica e o jazz se fundem (dia 17). Mário Laginha e Pedro Burmester que celebram a liberdade misturando a música popular com o jazz e a música clássica (dia 18). O grupo Mano a Mano homenageia Lourdes Castro com música, poesia e performance (dia 19). Marta Pereira da Costa e António Fonseca, com a apresentação de um espetáculo de guitarra portuguesa e piano “A Voz de Camões” (dia 21). Os Músicos do Tejo revelam-nos os segredos da música antiga portuguesa com a poesia camoniana (dia 23). A Orquestra Gulbenkian e Artur Pizarro com a apresentação da sinfonia “À Pátria” de Viana da Motta (dia 24).

 

Destaque, também, para a programação nas Escadas Quebra Costas – todas as sextas e sábados de 26 de julho a 31 de agosto – com a apresentação de alguns dos melhores projetos nacionais na área do jazz em concertos duplos, onde se incluem os nomes Zzaj Trio, AP Quarteto, Themandus, Trio João Freitas, Trio Paulo Santo e o Quarteto Paula Oliveira.

 

Todo este programa é complementado com outras atividades e outros locais, designadamente o concerto de jazz com a Orquestra Jazz do Conservatório de Música de Coimbra e cinema no Pátio da Inquisição; várias atividades abordando a temática para os mais novos nas instalações e nos jardins da Quinta das Lágrimas; uma viagem literária pelas ruas da Alta Coimbrã, relembrando a vida de Zeca Afonso; conferências, workshops, gastronomia, música para bebés e exposições na Quinta das Lágrimas e no Centro Histórico de Coimbra.

 

Trata-se de um programa multidisciplinar, sendo que o Festival das Artes QuebraJazz tem vindo a afirmar-se no calendário de eventos culturais e sociais de Coimbra, trazendo à cidade artistas nacionais e internacionais de reconhecida qualidade, enriquecendo, deste modo, a oferta cultural e turística na cidade, corrigindo assimetrias de acesso à criação e fruição culturais e valorizando o património cultural, durante o período de verão.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)